Payback Simples e Payback Descontado

Quando se analisa um projeto de investimento, juntamente com o método de VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno), utiliza-se o método de PAYBACK, que consiste em apurar o prazo de retorno do investimento.

Existem duas formas: o payback simples e o payback descontado.

O Payback Simples não leva em consideração a existência de juros e, portanto, serve somente para fins didáticos, enquanto o Payback Descontado considera o valor do dinheiro no tempo e apresenta, efetivamente, o prazo de retorno do investimento. O Payback Descontado traz o fluxo de caixa para a data presente (momento zero) descontando o valor de cada período com a TMA (Taxa Mínima de Atratividade).

Compare o prazo de retorno apresentado pelo payback simples e pelo payback descontado nos quadros abaixo. O prazo de retorno do investimento se dá em 3,85 anos (cerca de 3 anos e 10 meses) segundo o payback descontado, enquanto o payback simples informa 3,06 anos (3 anos e 1 mês).  

A fração de 0,85 ano corresponde a 10 meses, pois: 0,85 x 12 = 10,2 meses. 

Para mais detalhes, assista ao VÍDEO explicativo:  https://youtu.be/7p2ym5gtA4Q 

 

[ SOBRE O APRESENTADOR ] O vídeo é apresentado pelo "PROFESSOR MASSA" (MASAKAZU HOJI), profissional com vivência de mais de 30 anos em empresas multinacionais e nacionais, ex-professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais e autor de diversos livros de FINANÇAS e CONTROLADORIA publicados pela Editora Atlas e Editora Saraiva:

- Administração Financeira e Orçamentária

- Matemática Financeira: didática objetiva e prática

- Administração Financeira na Prática: guia para educação financeira corporativa

- Orçamento empresarial: passo a passo

- Gestão Financeira e Econômica (coautoria)

 

 

Adicionar comentário