Projeção automática de Fluxo de Caixa com base em DRE

As atividades financeiras, como o investimento financeiro e financiamentos, que geram juros, são consequências das atividades estratégicas e operacionais.

No aspecto estratégico, os investimentos feitos para gerar lucros no futuro geram despesas financeiras caso seja utilizado o capital de terceiros em sua aquisição.

No aspecto operacional, os prazos das vendas e compras exercem impactos sobre o fluxo de caixa da empresa, positivamente ou negativamente, conforme a eficiência da estrutura das operações. As ações executadas no dia a dia da empresa, como as vendas e compras resultam em recebimentos e pagamentos, respectivamente, “com os mesmos valores” das operações comerciais.

A formação correta de preços, juntamente com os prazos operacionais bem administrados devem gerar resultados operacionais adequados para remunerar o capital de terceiros e o capital próprio.

O planejamento e controle financeiro é uma ferramenta de suma importância para a administração eficiente e eficaz da empresa. A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) pode ser projetada praticamente sem a intervenção manual com base em Demonstração de Resultados (DRE), utilizando uma planilha eletrônica com fórmulas adequadas.

Os dados de operações, da DRE, podem ser convertidos em dados de DFC em função dos prazos de recebimento e pagamento estimados, de forma automática. Apura-se o resultado de caixa operacional e, em seguida, em função das sobras de caixa ou necessidade de novos financiamentos, apura-se as receitas financeiras e as despesas financeiras, totalmente automatizadas. Essa planilha (de número 8) pode ser baixada da Seção Download, aba Planilhas e Exercícios.

O gráfico abaixo facilita o entendimento da conversão dos prazos em fórmulas do Excel.

Para saber mais, assista ao vídeo explicativo: https://youtu.be/OdsPSdYtQr8 

 

[ Vídeos do curso CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA ]

AULA 1 Planilha de Fluxo de Caixa Diário (modelo): https://youtu.be/eyT0N9c9MTI

AULA 2 Fluxo de Caixa Diário - Automatização: https://youtu.be/FZNOIjZIcIo

AULA 3 Impactos dos prazos sobre o fluxo de caixa: https://youtu.be/8rDUqHWKu3E

AULA 4 Fluxo de Caixa totalmente automatizado: https://youtu.be/5pn2XTE9f7w 

 

 

Adicionar comentário