Quem Não Comunica Não Lidera, lançamento de Reinaldo Passadori pela Atlas

Obra é direcionada a líderes, gestores, administradores e professores

passadori1Eloquência na comunicação verbal e ser entendido, inspirar ações e direcionar objetivos são algumas das ferramentas que todo líder deve possuir para comandar equipes de sucesso, afirmou Reinaldo Passadori, especialista em Comunicação Verbal e RH, durante o lançamento do livro Quem Não Comunica Não Lidera (Editora Atlas, 1ª edição, 2013, 216 p. R$ 43,00).

A obra foi apresentada na última terça-feira (01), no Conselho Regional de Administração (CRA) em São Paulo, pela Editora Atlas.

“A comunicação é fundamental para qualquer profissão, sobretudo para a área da administração, que trabalha com gestão de pessoas. Para a formação de um bom gestor, é preciso, primeiramente, gostar das pessoas, gostar de gente e saber compreendê-las”, disse o autor.

Segundo Passadori, algumas características são fundamentais para tornar-se um líder eficaz, tais como: autoconhecimento, valores, congruência, assertividade, empatia, diálogo, domínio da voz, do corpo, da plateia, dos ouvintes e harmonia espiritual. Tais virtudes servirão não só para líderes, gestores e administradores de empresas, mas também para professores.

“Certa vez, recebi em nossa empresa (a Instituto Passadori – Educação Corporativa) um professor da Fundação Getulio Vargas, e senti-me honrado por sua presença, pois era um homem extremamente culto e um catedrático muito competente. Eu mesmo não entendia o que ele estava fazendo lá, mas depois, descobri o porquê: ele falava de forma linear, sem pausas, sem alterar o volume da voz, de forma contínua. Qualquer classe de estudantes dormiria num prazo de cinco minutos com uma aula assim. Depois de concluir nosso curso, esse professor mudou seu estilo de dar aulas e hoje ele não apresenta mais os problemas que o afetavam”, disse Reinaldo Passadori.

passadori3Durante a sessão de autógrafos, o autor conversou com o Professornews.

Professornews: Durante sua palestra, o senhor comentou que um bom líder deve gostar das pessoas; no entanto, muitos se impõem pelo medo em seus subalternos e até a palavra “chefe” já traz consigo uma carga de medo pelos subalternos. Como um líder pode trabalhar para que transmita a tranquilidade necessária à sua equipe?

Reinaldo Passadori: Antes de tudo, o líder deve se autoconhecer, além de possuir frieza e maturidade para lidar com assuntos adversos. Depois, ter a visão de erros, acertos e metas a serem cumpridas pela sua equipe. Só com sintonia com seu pessoal é que ele conseguirá ter bons resultados no trabalho.

Professornews: Muitos líderes sabem reconhecer quando estão errados e aceitam críticas e sugestões de seus subalternos, mas, mesmo assim, muitos grupos não conseguem atingir as metas estabelecidas, seja por competência ou desmotivação. Nesse caso, o líder deve rever suas próprias estratégias ou tentar mexer na sua equipe?

Reinaldo Passadori: Nenhum líder deve arcar com uma possível falta de competência de sua equipe. Ele precisa identificar o problema e tentar incentivar seus comandados. Caso isso não dê certo, a demissão desse funcionário é a única saída, pois uma empresa não pode ser onerada por um funcionário que não esteja interessado em produzir. O líder precisa ter coragem e ferramentas de motivação nesses casos, pois acontecem muitos exemplos de escolhas erradas das empresas numa contratação ou até mesmo de funcionários que foram efetivados por algum apadrinhamento.

Reinaldo Passadori é presidente e fundador do Instituto Passadori – Educação Corporativa. É também articulista da revista Exame, e dos portais Mega Brasil e Catho. Atualmente apresenta o programa Comunicação Executiva na TV Geração Z.

Fotos e reportagem: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado