Estudo da Universidade de Columbia conclui que memória funciona de forma diferente na era Google

A ascensão de ferramentas de busca como o Google mudou a forma como o cérebro humano se lembra de informações, de acordo com pesquisa realizada pela psicóloga Betsy Sparrow, da Universidade de Columbia. O título da pesquisa é: "Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips".

O estudo, publicado em 14 de julho na revista Science, revela que nos esquecemos de coisas que estamos confiantes de que podemos encontrar na Internet e, por outro lado, estamos mais propensos a lembrar de coisas que achamos que não estão disponíveis on-line. Além disso, a pesquisa mostra que somos mais capazes de lembrar onde encontrar algo na Internet do que lembrar a informação em si.

De acordo com a pesquisadora, uma maior compreensão de como a nossa memória funciona em um mundo com ferramentas de busca tem o potencial de mudar o ensino e a aprendizagem em todos os campos.

Conheça mais detalhes do estudo no site da universidade: http://news.columbia.edu/research/2490

Fonte: Columbia University

 

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