Dicas para correta utilização da tecnologia em sala de aula

O professor é insubstituível, mas o uso da tecnologia em sala de aula é inevitável

115px-Tablet"A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O uso da tecnologia está presente em todas as áreas de nossas vidas. Não seria surpresa sua utilização também em sala de aula. No entanto, a relação dos recursos tecnológicos com a educação é relativamente nova; por isso, podem surgir medos, dúvidas e anseios quanto a essa utilização. Alguns temem não saber utilizar bem os aparelhos ou aplicativos.

Obviamente, a presença do professor será eternamente insubstituível, mas toda a contribuição para que esse papel torne-se cada vez mais eficaz será sempre bem-vinda. Então, vejamos algumas dicas que podem auxiliar no bom uso das tecnologias pelo professor:

 - Apoie-se em experiências bem sucedidas de colegas com ferramentas tecnológicas; solidariedade profissional também é ética.

 - Investigue ferramentas com potencial de utilização.

 - No planejamento de suas aulas, selecione quais conteúdos podem ser complementados ou adaptados com o uso de tecnologia.

 - Esteja em dia com a tecnologia; familiarize-se com a internet e o computador.

 - Previna-se; certifique-se que você sabe utilizar os recursos selecionados antes de usá-lo em sala de aula.

 - Existem tutoriais que explicam a utilização do funcionamento de programas e aplicativos, que podem ser encontrados facilmente na internet.

 - Auxilie seu aluno quanto à seleção de conteúdos disponíveis na internet.

 - Verifique a autenticidade e a seriedade dos conteúdos digitais levados para suas turmas.

 - Torne-se parceiro do seu aluno; em caso de dúvida, vale recorrer aos seus conhecimentos, pois isso não é sinal de fraqueza e aumenta a afinidade do professor com a classe.

 

Referências:

MORAM, José Manuel; M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml.

http://www.eca.usp.br/moran/contrib.htm.

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