Unesp é parceira da Wikipédia no Brasil

Trabalho dos estudantes pode ser consultado na internet

120px-Sala aula 1A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inscreveu seus alunos do curso de Biblioteconomia e Arquivologia no programa Wikimedia Education, onde publicaram e editaram 11 verbetes em português na Wikipédia, em 2011.

A Wikipédia é a enciclopédia digital mais visitada no mundo, que pode ser acessada e escrita pelos internautas. O projeto está ligado também ao curso de História da Cultura, que recebeu indicação da Fundação Wikimedia.

A intenção da Unesp é melhorar a qualidade de aprendizado de seus alunos, além de oferecer uma melhora na qualidade do site. Com isso, a Unesp tornou-se a primeira universidade a contribuir com a Wikipédia. Logo atrás, aparece a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Para o próximo ano, a Universidade de São Paulo (USP) deverá seguir os passos das duas instituições. O programa também é representado em 50 universidades dos Estados Unidos, oito no Canadá e três na Índia.

O programa na Unesp é coordenado por Maria José Vicentini Jorente, professora que pesquisa ferramentas da web. A docente explicou como o estudante Jaider Andrade Ferreira, recém-formado em Biblioteconomia e aluno de mestrado em Ciências da Informação, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, assumiu o cargo de “embaixador”.

“O embaixador tem que ser alguém que reúne muitas qualidades, o que é extremamente difícil. Ele deve entender linguagens técnicas da internet, como HTML, precisa saber coordenar uma equipe grande, que, no nosso caso, teve 60 pessoas, e saber lidar com o aspecto humano do trabalho, mediando conflitos entre os colegas”, disse Jorente. Para acessar o resumo dos trabalhos dos alunos, acesse o site da Wikipédia. Mais informações na página da Unesp.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado