Educação mundial perde Emilio Botín

Presidente do Santander e da Universia incentivava difusão do saber

emilio botin - santanderA Educação mundial perdeu um de seus maiores incentivadores. Faleceu na última terça-feira (9), em Madrid, Espanha, Emilio Botín, presidente do Banco Santander e da Universia, grupo de universidades que atua para o crescimento acadêmico mundial.

Prestes a completar 80 anos, em 1º de outubro, Emilio Botín nasceu em Santander, na Espanha, em 1934, sendo a terceira geração de sua família no ramo bancário, pois seu pai e avô também foram presidentes do Banco Santander.

Em julho deste ano, a equipe do Portal Professornews participou do
III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014, no Rio de Janeiro (RJ). Na cerimônia de abertura, Botín discursou sobre a importância da difusão da educação superior em todas as nações, como fator de igualdade social e diminuição da pobreza.

“É necessário acabar com o mito de que só os ricos têm acesso ao ensino superior. E uma maneira de encerrar com a pobreza, a desigualdade social, é o trabalho conjunto de governos e instituições superiores para o incentivo de educação a todos, sem distinção alguma. Precisamos trabalhar na difusão das conclusões deste Encontro e fazer com que a Carta do Rio seja conhecida e que sejam desenvolvidos planos concretos e cronogramas de implementação”, disse Botín.

O IV Encontro Universia será realizado em Salamanca, Espanha, em 2018. O III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014 reuniu mais de 1.100 reitores de todo o País e do mundo, que debateram o tema A Universidade do Século XXI: Uma Reflexão a Partir da Ibero-América, além de novas tecnologias para a Educação.

Emilio Botín era casado com Paloma O'Shea Artiñano e tinha seis filhos. Uma delas, Ana Patricia, 53 anos, foi nomeada a nova presidente do Grupo Santander, Santander UK.

Foto: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado