Administração é ciência ou arte?

A administração é objetiva ou subjetiva, dependendo da abordagem

historia-administracaoUm cientista ou um artista é um bom administrador? A pergunta parece difícil de ser respondida. Afinal de contas, a administração é uma ciência ou uma arte? É objetiva ou subjetiva?

O professor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, autor de dezenas de livros na área de Administração, lança mais uma obra: História da Administração: como entender as origens, as aplicações e as evoluções da administração. (Editora Atlas, 496 p., R$ 105,00).

O livro faz uma interligação entre os estudiosos da administração e os seus laboratórios de pesquisa, ou seja, as empresas. Segundo o professor, a administração pode ser vista sob três abordagens: como ciência, como arte e como profissão.

Sob a visão como ciência, a administração pode ser entendida como um conjunto organizado de conhecimentos adquiridos pelos administradores, por meio de leitura, observação e pelas metodologias e técnicas administrativas desenvolvidas ao longo do tempo, bem como pela sua aplicação prática nas empresas.

Sob a abordagem como arte, a administração pode ser entendida como a capacidade que cada administrador possui para aplicar os conceitos, metodologias e técnicas administrativas, de maneira adequada, nas empresas.

No campo da profissão, é a satisfação pela realização pessoal e profissional que é produzida pelas atividades de administrador executadas com sucesso.

O conteúdo do livro está estruturado de forma a proporcionar uma situação interessante para o leitor, que é a de "viajar" ao longo dos eventos da história da administração, sem perder o entendimento do que ocorreu com os ensinamentos proporcionados pelos estudiosos da administração, em uma abordagem fortemente direcionada para a sua aplicação prática pelas empresas.

Veja detalhes sobre o livro neste link.

Adicionar comentário