A verdadeira história da feijoada

A feijoada era comida dos ricos na época do Império

Existem muitas informações incorretas e duvidosas na internet. Ainda bem que, em relação à história da feijoada brasileira, que é uma instituição nacional, historiadores e pesquisadores acadêmicos estão esclarecendo a população.

feijoada201202222Ainda hoje existem muitas pessoas que acreditam (por terem ouvido) que a feijoada foi criada nas senzalas pelos escravos, que juntavam os restos de carne que os senhores de engenho e fazendeiros não queriam, tais como a orelha, o pé, o toucinho e outras partes menos nobres do porco. Porém, historiadores e pesquisadores começam a provar que a "estória" não foi bem assim.

Bem antes do descobrimento do Brasil, cerca de 300 anos antes, os portugueses já conheciam o feijão, a matéria-prima da feijoada. Feijão preto é originário da América do Sul, mas o feijão já era conhecido na Europa de antigamente e era utilizado em culinária (exemplo: cassoulet, de origem francesa).

Em artigo Feijoada: breve história de uma instituição comestível, publicado na Revista do Ministério das Relações Exteriores, o Prof. Rodrigo Elias (mestre em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense e doutorando em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro) nos traz fundamentos de que a versão da criação de feijoada pelos escravos não passa de uma "bela estória".

A História (com "H") nos traz evidências de que a feijoada não era comida dos escravos e era apreciada pela elite social da época. Recorrendo a registros históricos, o pesquisador traz à tona um anúncio de 7 de agosto de 1833 no Diário de Pernambuco, em que o recém-inaugurado Hotel Théâtre, de Recife, informa que às quintas-feiras seriam servidas feijoada à brasileira.

Também o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, publica em 5 de janeiro de 1849 um anúncio em que o botequim da Fama do Café com Leite chama os fregueses para uma bela feijoada à brasileira.

Segundo o Prof. Rodrigo Elias, em outro registro histórico, "a Casa Imperial – e não escravos ou homens pobres – comprou em um açougue de Petrópolis, no dia 30 de abril de 1889, carne verde (fresca), carne de porco, linguiça, linguiça de sangue, rins, língua, coração, pulmões, tripas, entre outras carnes". Esses são ingredientes de uma feijoada.

A base da feijoada brasileira é o feijão preto, mas os ingredientes diferem um pouco de região para região. Os dias da semana em que são apreciados pela população também variam de região para região: a feijoada carioca é servida às sextas-feiras, a feijoada paulista é servida às quartas-feiras e sábados etc.

Foto: Equipe Professornews

Comentários   

+1 # Paulo Assis 17-10-2012 13:21
E esse costume das pessoas de primeira classe não pode ter sido adotada depois que conhecerama feijoada com os escravos, já que a feijoada era conhecida pelos escravos mto antes de 1833? #ficadica
Responder | Reportar ao administrador
-1 # Alexandre Guimarães 31-05-2013 16:39
Não meu amigo...esse costume advêm da Europa mesmo...onde já tinha o costume de usar carnes...principalmente de porco em cosimentos com feijão...de outros tipos...sendo que o feijão preto só incorporado a receita exatamente aqui no Brasil....O porco é um animal muito usado na culinária ibérica...pricipalmente em Portugal.
Responder | Reportar ao administrador
+1 # Nelson Machado-Neto 07-11-2015 14:52
Problema desta história.... Feijão (Phaseolus vulgaris)e todas as suas cores (pretos, brancos, rajados e pintados, vermelhos, roxos e amarelos, bem como suas misturas) é espécie americana e só foi levada para a europa depois do descobrimento.
Responder | Reportar ao administrador
0 # rarissa 28-11-2012 15:27
com o passar do tempo o feijão foi incorporado ao cozido de carne e legumes.
Responder | Reportar ao administrador
0 # João 24-01-2013 10:21
Na verdade, todos os países europeus de origem latina têm pratos similares à feijoada, e Portugal, como país latino que é, tem mais de um tipo de feijoada. Inclusive, as outrs ex-colonias portuguesas também tiveram grandes influências na sua gastronomia. Por exemplo Cabo Verde tem um prato que se chama catchupa, cujas semelhanças com uma feijoada são mais que evidentes. Portanto, não há como esconder, a feijoada tem origem Romana, e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, e aqui adaptada ao feijão preto, pois em Portugal não existia feijão preto. E essa conversa de pés de porco e outrs partes serem restos é realmente só conversa. basta dar uma olhada na culinária portuguesa para se identificar vários pratos feitos com essas partes que são consideradas verdadeiras iguarias por terras Lusitanas, por exemplo, tripas à moda do Porto, pézinhos de porco de coentrada, dobrada com feijão branco, entre vários outros
Responder | Reportar ao administrador
0 # Rodrigo Coutinho 04-08-2013 21:19
Professor,em relação ao Cassoulet,tenho um pergunta:
Na época das cruzadas,para determinar se a pessoa era ou não adepta do cristianismo ou se havia negado todas suas raízes religiosas,eles não serviam uma comida com restos de porcos?Não originaria daí a ideia de feijoada?
Responder | Reportar ao administrador
0 # Equipe ProfNews 04-08-2013 21:33
Pratos similares à feijoada já existiam há muito tempo. O feijão preto começou a ser utilizado na feijoada após o descobrimento da América.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado