3 superdicas para a reta final do Enem

Se o seu problema é a redação, há uma fórmula mágica para ajudar: escreva!

Nos dias 8 e 9 de novembro, acontece o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, prova utilizada como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de inscritos neste ano é de 8.721.946 candidatos, um aumento de 21,6% em relação ao ano passado. 

Nesta reta final, é importante revisar os conteúdos, intensificar os estudos sobre os assuntos que se tem mais dificuldade e simular algumas questões que podem aparecer. Neste caso, muitos jovens optam por utilizar o Enem de anos anteriores para exercitar as questões.

Para ajudar os jovens a se prepararem nesta última semana antes do Exame, os instrutores do Espro - Ensino Social Profissionalizante de São Paulo, Gustavo Schdeler e Washington Peinado, listaram três dicas infalíveis, confira:

- Muitos candidatos acabam vivendo e respirando as matérias que consideram mais importantes ou difíceis nestes últimos dias; contudo, estudar além do limite acaba atrapalhando. Por isso, manter a rotina de estudos é essencial, utilizando o mesmo tempo que já está acostumado a dedicar para o Enem. A diferença é que nestes últimos dias, é recomendável que se dedique aos resumos de cada matéria.

- Se o seu problema é a redação, há uma fórmula mágica para ajudar: escreva! Quanto mais se escreve, melhor será a escrita; por isso, utilize esta última semana para escrever uma, duas, três ou quantas redações forem necessárias para você se sentir mais confiante nsta etapa da prova. E não se esqueça: toda a redação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Pedir para que alguém leia o texto também é importante, pois uma segunda opinião sempre ajuda a enxergar os erros que, às vezes, passam desapercebidos.

- Conhecer as estratégias do Enem também é uma ótima forma de preparar. Mas como fazer isso? Realizando as provas anteriores. "Como só falta uma semana, é o tempo excelente para testar seus conhecimentos", afirma Washington. Na hora de fazer simulados, a Clickideia, provedora de conteúdos educacionais voltados para a web, está abrindo gratuitamente uma ferramenta que reúne todas as questões que caíram no Enem desde seu novo formato, a partir de 2009. Nela, é possível selecionar as áreas de conhecimento que deseja e criar a própria prova a partir de um banco de dados com aproximadamente mil questões disponíveis. Basta acessar o site ml=Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">www.clickideia.com.br/portal/eneme preencher um breve cadastro.

Mas atenção: como faltam poucos dias, o ideal é que o jovem escolha uma das dicas para exercer até lá. E não se esqueça de alimentar-se corretamente e de maneira leve e ter uma boa noite de sono. Além disso, é essencial verificar com antecedência o endereço onde vai realizar a prova e calcular corretamente o tempo de percurso para não se atrasar.

 

As provas

No primeiro dia do Enem, sábado, os candidatos terão 4h30m para responder as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

Já no domingo, serão 5h30m para responder as questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática, além da redação. 

Cada matéria terá 45 questões. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Espro - Ensino Social Profissionalizante

 

Leia também:  ENEM: na hora do "branco", lembre-se do semáforo


Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado