Numerais cardinais expressam quantidades objetivamente   

numerais cardinaisNumeral cardinal indica quantidade absoluta de alguma coisa. Ao expressar em numeral cardinal, é possível saber exatamente quanto ele representa.

Exemplos:

Tenho 35 livros.

Ela tem oito anos.  

822 pessoas concorreram às vagas.

O tempo passa e temos que nos adaptar?

Por Manoel Henrique Campos Botelho (*)

Um dia, esqueci em casa de um amigo, minha máquina de calcular e tive que comprar uma para reunião com cliente. Como estava na Rua São Bento (na capital paulistana), comprei uma que tinha, além das quatro operações, funções trigonométricas e calculava Yx, o que significa que ela fazia todas as operações de meu interesse.

A maioria das pessoas não é medíocre

Armindo Moreira (*)

120px-Sun920607Geralmente, considera-se pessoa medíocre aquela que não manifesta virtude, capacidade ou comportamento que possa distingui-la da maioria. A pessoa medíocre não se salienta: nem na esfera dos dons intelectuais nem no âmbito dos dons morais. Pessoa medíocre não alimenta ideais nem faz projetos úteis a si mesma, ao próximo ou à comunidade. Ela vive satisfeita com essas suas limitações, com sua ambição acanhada; tranquila, com sua ignorância sobre assuntos que lhe dizem respeito ou que interessem à sua comunidade. 

A análise é feita sob os aspectos da oralidade, leitura e escrita

Suzana Ziareski (*)

Os gêneros textuais não se caracterizam ou se definem por aspectos formais, mas sócio comunicativos e funcionais. Dessa maneira pode-se considerar que são as formas e as funções que determinam os gêneros textuais. Textos e gêneros textuais não são automaticamente equivalentes, desde que não estejam no mesmo suporte. É importante salientar que esses estudos partem de uma noção de língua como atividade social, funcional e interativa.

A educação foi uma das bandeiras mais visíveis nesse mar de pleitos e protestos

Rosane M. Nóbrega Fernandes Fonzaghi (*)

Mais uma vez, são os jovens que protagonizam um momento histórico no Brasil e no mundo. Quem foi às ruas nas últimas semanas teve a oportunidade de vê-las repletas, principalmente, de alunos do ensino médio e universidades. São os nossos alunos que estão escrevendo as novas páginas da nossa História! E nós, professores, coordenadores e diretores de ensino? Qual a relação entre a escola e as ruas?

O professor deve levar as crianças a pensar em coisas importantes da vida social e escolar de forma divertida, prazerosa e significativa

Marcos Pereira dos Santos (*)

prof-marcos-pereira webEste artigo tem como principal objetivo apresentar algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Filosofia na escola de Educação Infantil. Para tanto, faz-se necessário compreender, inicialmente, que a palavra “Filosofia” é formada por dois vocábulos gregos: philos = amizade; amor e sophia = sabedoria. Portanto, Filosofia significa simplesmente “amor pelo saber, amizade à sabedoria, busca do saber” (CHAUÍ, 2005, p.22).