Como evitar plágio involuntário utilizando software gratuito

Softwares de fácil utilização que evitam problemas futuros

Atualizado em: 11-5-2015

computador mouseNenhum professor tem interesse que o aluno lhe apresente um trabalho acadêmico com suspeita de plágio, voluntário ou involuntário. É possível evitar o constrangimento alertando o aluno e indicando-lhe, inclusive, softwares para evitar o plágio involuntário. O aluno pode checar previamente se as suas ideias e afirmações não serão consideradas plágio.

Ao produzir um texto acadêmico, um livro, ou outro documento qualquer, o autor do texto forma as frases e expressões com base em suas experiências e vivências, conhecimentos adquiridos em sala de aula, por leitura de livros e jornais, palestras e exposições de professores, pesquisas na internet etc.
Por um descuido ou esquecimento, pode ocorrer um plágio involuntário. Para evitar eventuais aborrecimentos futuros, recomenda-se uma revisão cuidadosa do texto escrito e, para garantir a originalidade das ideias ou creditar autoria a quem tem direito, o autor pode ainda recorrer a softwares antiplágio.
Na Newsletter Professornews de 23-5-2011, apresentamos três softwares antiplágio (clique aqui para acessar a notícia). Nesta matéria, apresentamos softwares antiplágio que podem ser utilizados gratuitamente (alguns foram testados pela equipe do Professornews).

Viper - The Anti-plagiarism Scanner
Este software existe em versão gratuita e versão paga. Procura indícios de plágio na internet e no próprio servidor do Viper. Testamos a versão gratuita utilizando um documento de 33 páginas e o software informou diversos endereços da web onde existem frases semelhantes. Aparenta especialização por assunto ao solicitar que o usuário informe a categoria (Contabilidade, Antropologia, Drama, Criminologia, Educação etc.).

Plagium
Este software foi indicado pelo nosso leitor, o Prof. Temístocles Telmo F. Araújo. Suporta documento-fonte contendo até 25.000 caracteres. No site do Plagium, seleciona-se o documento-fonte (que pode estar no computador do usuário ou em outro endereço eletrônico) e o software compara os textos nele contidos com páginas da internet. Como resultado, apresenta trechos de textos semelhantes e os respectivos endereços eletrônicos.

Plagiarisma

https://plagiarisma.net/

Ferramenta que faz a pesquisa de trechos de textos em 190 idiomas. Para utilizá-la, é preciso se cadastrar. Os textos, limitados a cerca de 900 caracteres, podem ser conferidos colando-os no painel ou carregando um arquivo de texto. Apresenta como resultado os endereços eletrônicos onde foram localizados textos similares. 


Adicionar comentário