ANA recebe inscrições para 3,1 mil vagas em cursos online sobre recursos hídricos

Capacitações acontecem na modalidade a distância e sem tutoria; seis temas estão disponíveis, como: Lei das Águas, Sala de Situação e comitês de bacias

 

lago-aguaA partir desta segunda-feira, 23 de fevereiro, estão abertas as inscrições para 3.100 vagas em cursos gratuitos oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA) na modalidade de ensino a distância (EaD). As inscrições podem ser realizadas através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até 1º de março ou antes dessa data. Há capacitações com os seguintes temas:

- Sala de Situação: Fique por Dentro;

- Cuidando das Águas;

- Caminho das Águas;

- Comitê de Bacias: o que é e o que faz?;

- Comitê de Bacias: Práticas e Procedimentos; e

- Lei das Águas.

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia da capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Com quatro turmas e uma carga de quatro horas, o curso Sala de Situação: Fique por Dentro busca apresentar a Sala de Situação da ANA, seu funcionamento e sua importância no contexto de eventos críticos, como cheias e secas. Cada grupo terá 100 alunos e as atividades acontecerão respectivamente nos seguintes períodos de março: de 3 a 8; de 9 a 15; de 16 a 22; e de 23 a 29.

O curso Cuidando das Águas oferece 500 vagas e tem um total de 40 horas. Esta capacitação visa a promover uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um no uso sustentável da água. Outro foco é sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos, em cooperação com os setores usuários, organizações não governamentais, governos e entidades de meio ambiente.

Também com 40 horas de duração, o curso Caminho das Águas tem 600 vagas disponíveis. A capacitação, que vai de 3 a 29 de março, tem como objetivo promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos.

Para o curso Lei das Águas, a ANA oferece 800 vagas, divididas em duas turmas. A primeira vai acontecer de 3 a 15 de março e a segunda vai de 16 a 29 de março. Nas 20 horas de atividades, os alunos poderão compreender a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos da gestão destes recursos.

De 3 a 15 de março acontecem as 20 horas de atividades do curso Comitê de Bacias: o que É e o que Faz? que tem 400 vagas. O objetivo é ensinar sobre as atribuições e responsabilidades dos comitês e incentivar a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

Com 20 horas e 400 vagas, a capacitação Comitê de Bacias: Práticas e Procedimentos vai de 16 a 29 de março. Este curso busca ensinar a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês para melhorar o processo de gestão nesses colegiados, que funcionam como “parlamentos das águas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ANA

Comentários   

0 # Eduardo Nkai 06-03-2015 05:17
gostaria imenso participar e receber mais informaçoes acerca do curso sobre caminhos da aguas.
Responder | Reportar ao administrador
0 # Eduardo Nkai 06-03-2015 05:19
cuidados da aguas o curso é gratuito?
Responder | Reportar ao administrador
0 # Equipe ProfNews 06-03-2015 09:26
Prezado Leitor,
As informações necessárias podem ser obtidas no seguinte link: eadana.hospedagemdesites.ws/login/index.php
Responder | Reportar ao administrador
0 # Equipe ProfNews 06-03-2015 09:41
O curso é totalmente gratuito.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário