Tecnologia da Informação

WEBWRITING: Redação Para a Mídia Digital

WEBWRITING: Redação Para a Mídia Digital

Como se comporta o texto na mídia digital? Existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio online? Como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?

Há duas décadas, o autor – um dos mais respeitados especialistas em redação para a web do mundo – tem pesquisado e trabalhado arduamente para responder a estas e tantas outras perguntas de uma extensa lista de questionamentos sobre a dinâmica da informação no meio online. Além das respostas, o texto torna a prática da redação digital a base para a teoria que fundamenta suas páginas, oferecendo as orientações necessárias para adaptar a escrita ao meio online.

O leitor vai compreender em detalhes a função das camadas de um sistema de informação; perceber a importância dos pequenos textos das primeiras páginas de sites, portais e blogs; ter em mãos um verdadeiro checklist de ações a serem tomadas para elaborar o texto principal dos assuntos que for abordar; e entender toda a riqueza das camadas de detalhamento e sua importância para o sucesso de um projeto.

A obra apresenta, também, a relação da escrita para a web com Arquitetura da Informação e Usabilidade, temas relevantes e constantes no dia a dia do profissional de Comunicação Digital. Por fi m, o leitor vai ter acesso a noções básicas – e práticas – sobre Marketing de Conteúdo, poderosa ferramenta de adaptação da informação às demandas dos públicos do meio online.

Obra essencial para quem trabalha com Comunicação ou Marketing, Webwriting: redação para a mídia digital é um recurso indispensável para desvendar as transformações tecnológicas e de conteúdo pelas quais passamos, todos os dias, no cenário da mídia digital.

Livro-texto para a disciplina Redação nos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Jornalismo Online em Jornalismo, e para os cursos de pós-graduação em Marketing Digital e especializações em Gestão de Conteúdo, Mídias Sociais e Experiência do Usuário.

Leitura complementar para as disciplinas Teoria da Comunicação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Língua Portuguesa e Produção de Textos em Letras, Arquitetura da Informação em Biblioteconomia e Roteiro em Produção de Games.

Manual de consulta para profissionais que lidam com Comunicação Digital, Marketing, Redação, Gestão de Conteúdo, Otimização para Sistemas de Busca (SEO), Arquitetura da Informação, Usabilidade, Games e Tecnologia da Informação. 

Trata-se de uma obra de referência indispensável para o profissional que trabalha ou pretende trabalhar com informação digital.

  • Autor: Bruno Rodrigues
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Existe eBook: R$ 32,00
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 40,00
O JEITO ZUCKERBERG DE FAZER NEGÓCIOS: Como o CEO mais improvável do mundo construiu o Facebook

O JEITO ZUCKERBERG DE FAZER NEGÓCIOS: Como o CEO mais improvável do mundo construiu o Facebook

O sucesso do Facebook traz indispensáveis lições para turbinar sua carreira e seus negócios

A criação de Mark Zuckerberg mudou a maneira como o mundo se comunica, se engaja e consome a informação. Mas o que Zuck fez para conseguir a ascensão meteórica do Facebook? 

Este livro não é apenas sobre o Facebook, mas também traz exemplos de outras empresas de sucesso, como Zappos, Threadless, CollegeHumor, TOMS, Dyson, entre outras.

Serão examinados os cinco segredos que modificam um mundo que não é tão simples. Cada capítulo do livro explora um valor ou área de foco que possuem as organizações bem-sucedidas. Estes valores são personificados em Mark Zuckerberg, assim como nos fundadores de outras empresas mencionadas neste livro.

Repleto de exemplos de sucesso, este livro dá a você inspiração, conhecimento e compreensão para deixar sua marca no mundo, criar um negócio que faça a diferença e liderar sua organização rumo ao crescimento e lucro em longo prazo.

  • Autor: Ekaterina Walter
  • Editora: Saraiva
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 34,90
EDUC@R: A (R)evolução Digital na Educação

EDUC@R: A (R)evolução Digital na Educação

A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação tem alterado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive no âmbito da educação. Considerando isso, Educ@r – A (r)evolução digital na educação, publicado pela Editora Saraiva, apresenta e discute dois importantes aspectos que afetam de modo considerável a educação tradicional. O primeiro é o das mudanças causadas pela disseminação e penetração das plataformas e das tecnologias digitais na sociedade; o segundo é o dos impactos dessas mudanças na educação e as possibilidades que as plataformas e as tecnologias digitais anunciam.

Esse panorama, repleto de alternativas, conexões e ampliação do potencial humano, traz consigo relevantes modificações e, consequentemente, desafios inéditos. A Era da Informação está dando lugar à Era da Inovação, e, com isso, surgem questionamentos sobre como deve ser a educação na era digital ou que provocações e oportunidades ela acarreta.

O docente exerce um papel essencial nesse novo mundo digital, não mais como um “provedor de conteúdos”, mas sim como um catalisador de reflexões e conexões para seus alunos em um ambiente mais complexo, que também é mais rico e poderoso. A intenção desta obra é auxiliar os educadores a sentirem-se preparados para acompanhar as tendências e perspectivas que surgirão.

Como  este estudo trata de transformações digitais, os cases e exemplos são exibidos também em formato digital. Assim, para permitir que o leitor acesse os links digitais assinalados ao longo do texto, são apresentados QRcodes que podem ser escaneados e acessados on-line. Assim, a experiência de leitura do livro físico integra-se totalmente ao conteúdo digital.

A escolha do título e da capa do livro também foi feita de forma digital. A autora Martha Gabriel realizou um concurso em sua página no Facebook para eleger o título, enquanto a Editora Saraiva promoveu uma votação para a definição da capa na página do SaraivaUni no Facebook.

Veja mais: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4917172?PAC_ID=122420

  • Autor: Martha Gabriel
  • Editora: Saraiva
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 49,00
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um dos termos mais utilizados na área digital é sistema. Um sistema é constituído de dois elementos: uma coleção de objetos, por um lado, e uma relação lógica entre eles, por outro. Esses elementos físicos e lógicos fazem com que o sistema se comporte como um organismo. Assim, o sistema bancário é constituído pelos bancos (objetos), que seguem uma série de regras e leis específicas do setor (relação lógica). Um sistema de informação empresarial é constituído por uma série de emissores e receptores de dados conectados por canais de comunicação (objetos) por onde fluem dados relacionados ao funcionamento da empresa (relação lógica).

Diante da importância deste tema na atualidade, este livro foi desenvolvido para fornecer ao leitor um conjunto de informações sobre o sistema de informação. De forma didática, aborda assuntos como significado de TI, tipos de computadores, sistemas operacionais, bancos de dados, Internet e comércio eletrônico, segurança, confiabilidade e desperdício em TI, projeto e implantação de sistemas e inteligência artificial. Escrita por um autor com grande experiência na área, a obra traz, ainda, estudos de caso e um glossário que facilita a compreensão e o aprendizado.

Veja mais: http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=760218

  • Autor: Emerson O. Batista
  • Editora: Saraiva
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 91,00
LINGUAGEM SQL

LINGUAGEM SQL

Linguagem SQL, publicado pela Editora Saraiva, aborda os principais conceitos e fundamentos desta linguagem de bancos de dados.

Entre os assuntos examinados pelo texto estão: Data Definition Language (DDL), Data Manipulation Language (DML) e consultas em SQL. Para que o leitor se aprofunde no tema, são apresentados tópicos da linguagem SQL avançada, como consultas complexas, visões e triggers. O livro trata também da visão geral de um SGBD e de banco de dados e as novas tecnologias.

 

Virgínia Cardoso e Giselle Cardoso explanam tal temática de maneira didática e com exercícios, direcionando estudantes para desenvolverem seu próprio banco de dados utilizando a linguagem SQL.

 

A obra faz parte da linha editorial SaraivaTEC, desenvolvida para atender aos cursos profissionalizantes e de graduação tecnológica. O objetivo dessa linha é oferecer material didático que, utilizando a linguagem dialógica, integre teoria e prática, para que o aluno possa adquirir o embasamento teórico da disciplina que está cursando e fixá-lo por meio de exercícios e experimentações.

Veja mais: http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=766153

  • Autor: Virgínia Cardoso; Giselle Cardoso
  • Editora: Saraiva
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 45,00