Redação e Comunicação

COMUNICAÇÃO ORAL NAS EMPRESAS: Como Falar Bem e em Público

COMUNICAÇÃO ORAL NAS EMPRESAS: Como Falar Bem e em Público

Possuir competência comunicativa é atualmente uma exigência de mercado e uma necessidade profissional e pessoal. Não obstante a fala seja o canal mais utilizado para se comunicar nas organizações e no meio social, pouco se sabe de como desenvolver a habilidade de falar bem e em público. Por sua vez, as escolas não ensinam o sufi ciente sobre a oralidade e sua prática. Ao mesmo tempo, as empresas também carecem de recursos para aprimorar a sua força de trabalho na área comunicativa, já que a Comunicação é, reconhecidamente, um elemento estratégico de grande valia.

O enfoque do livro é oferecer possibilidades para falar melhor e realizar apresentações em público, trazendo aos leitores relevantes informações e saberes tanto teóricos como práticos, para que articulem melhor a oralidade e sejam mais eficazes comunicativamente em suas atividades laborais e pessoais.

O capítulo inicial apresenta os aspectos da linguagem, língua e discurso. A obra, sequencialmente, traz: Aspectos gramaticais da oralidade; Discurso e organização lógica do pensamento – convencer e persuadir; Relacionamentos nas empresas: formação de equipes, conflitos e negociação. Por fim, o Capítulo 5 contém questões básicas para boa apresentação oral em público e de como realizar apresentações. Temas como esses são abordados teoricamente, ilustrados com casos práticos em todos os capítulos que revelam situações que vislumbram a realidade do dia a dia empresarial.

Obra indicada para profissionais que necessitem e tenham o desejo de falar bem no seu ambiente de trabalho, para estudantes que desejam realizar boas apresentações de seus trabalhos acadêmicos, assim como para pessoas atuantes em atividades de comunicação oral. Constitui leitura indispensável para as disciplinas Redação Empresarial e Comunicação Empresarial e outras correlatas para cursos de Administração, Comunicação e Letras, bem como para a formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.

  • Autor: Ana Shirley França
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2015
  • Existe eBook: sim
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 65,00
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PLANOS DE COMUNICAÇÃO: Integrando Teoria e Prática

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PLANOS DE COMUNICAÇÃO: Integrando Teoria e Prática

Este livro objetiva oferecer material que possa agregar valor aos profissionais e estudantes relacionados direta ou indiretamente com as áreas de comunicação e marketing. O conteúdo trata de forma abrangente e prática a comunicação empresarial com suas vertentes: comunicação interna, comunicação institucional e comunicação de marketing. É complementado com planos de comunicação, do básico ao avançado. Dos planos gerais aos específicos.

O principal diferencial deste manual consiste em facilitar a vida de professores, estudantes e profissionais relacionados à área de comunicação e afins, conceituar de forma didática os vários subtemas e associá-los à prática do dia a dia das organizações.

A obra se apresenta em duas partes. Na Parte I, o tema abordado é a comunicação empresarial. Nesta, os assuntos desenvolvidos foram: conceitos iniciais sobre comunicação e um breve histórico, a comunicação interna, a comunicação institucional, a comunicação de marketing e a comunicação empresarial moderna como fator de sobrevivência empresarial.

A Parte II traz os seguintes temas: a importância do planejamento, introdução ao planejamento, características de um planejador, briefing, dicas para a apresentação de um plano, modelos de planos de comunicação, o porquê de os planos não funcionarem e dicas para a formação de um plano.

Destaca-se ainda na obra a inclusão de questões para discussão e debate e aplicações práticas em todos os capítulos como forma de aprimorar o aprendizado da parte teórica.

Manual prático destinado a profissionais da área de comunicação. Livro de consulta para estudantes interessados em comunicação empresarial. Leitura complementar para as disciplinas relacionadas à comunicação e marketing dos cursos de Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda, Propaganda e Marketing, Relações Públicas e Jornalismo).

  • Autor: Maurício Tavares
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2008
  • Existe eBook: R$ 51,20
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 64,00
COMO ESCREVER UMA TESE

COMO ESCREVER UMA TESE

As teses acadêmicas são escritas de maneira convencional e impressas em formato padrão. É, pois, preciso que o candidato a um grau acadêmico aprenda a organizar e elaborar uma tese. Este livro se destaca entre os outros que tratam do assunto pela exposição didática e pela bem expressa informalidade. A exemplificação é simples e clara, sempre com muita empatia com o leitor. 

A autora ensina como escrever uma tese dando ênfase à pesquisa de bom nível e abordando a relação orientador-orientando com propriedade. Explica a diferença entre tese e dissertação, trata da escolha do tema, do plano de trabalho e das possíveis estruturas para um trabalho acadêmico. Discute a forma de escrever uma tese e apresenta excelentes ilustrações.

Enfim, uma obra que não pode faltar na biblioteca de quem está escrevendo ou pretende escrever uma tese ou uma dissertação, nem na biblioteca de quem orienta esse tipo de trabalho.

Livro-texto para a disciplina Metodologia da Ciência em cursos de pós-graduação. Leitura complementar paras as disciplinas Técnicas de pesquisa e Planejamento e Pesquisa nos cursos de Estatística, Biblioteconomia, Economia, e Ciências Sociais.

  • Autor: Sonia Vieira
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2008
  • Existe eBook: R$ 44,00
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 55,00
WEBWRITING: Redação Para a Mídia Digital

WEBWRITING: Redação Para a Mídia Digital

Como se comporta o texto na mídia digital? Existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio online? Como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?

Há duas décadas, o autor – um dos mais respeitados especialistas em redação para a web do mundo – tem pesquisado e trabalhado arduamente para responder a estas e tantas outras perguntas de uma extensa lista de questionamentos sobre a dinâmica da informação no meio online. Além das respostas, o texto torna a prática da redação digital a base para a teoria que fundamenta suas páginas, oferecendo as orientações necessárias para adaptar a escrita ao meio online.

O leitor vai compreender em detalhes a função das camadas de um sistema de informação; perceber a importância dos pequenos textos das primeiras páginas de sites, portais e blogs; ter em mãos um verdadeiro checklist de ações a serem tomadas para elaborar o texto principal dos assuntos que for abordar; e entender toda a riqueza das camadas de detalhamento e sua importância para o sucesso de um projeto.

A obra apresenta, também, a relação da escrita para a web com Arquitetura da Informação e Usabilidade, temas relevantes e constantes no dia a dia do profissional de Comunicação Digital. Por fi m, o leitor vai ter acesso a noções básicas – e práticas – sobre Marketing de Conteúdo, poderosa ferramenta de adaptação da informação às demandas dos públicos do meio online.

Obra essencial para quem trabalha com Comunicação ou Marketing, Webwriting: redação para a mídia digital é um recurso indispensável para desvendar as transformações tecnológicas e de conteúdo pelas quais passamos, todos os dias, no cenário da mídia digital.

Livro-texto para a disciplina Redação nos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Jornalismo Online em Jornalismo, e para os cursos de pós-graduação em Marketing Digital e especializações em Gestão de Conteúdo, Mídias Sociais e Experiência do Usuário.

Leitura complementar para as disciplinas Teoria da Comunicação em Jornalismo, Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Rádio e Tevê, Língua Portuguesa e Produção de Textos em Letras, Arquitetura da Informação em Biblioteconomia e Roteiro em Produção de Games.

Manual de consulta para profissionais que lidam com Comunicação Digital, Marketing, Redação, Gestão de Conteúdo, Otimização para Sistemas de Busca (SEO), Arquitetura da Informação, Usabilidade, Games e Tecnologia da Informação. 

Trata-se de uma obra de referência indispensável para o profissional que trabalha ou pretende trabalhar com informação digital.

  • Autor: Bruno Rodrigues
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Existe eBook: R$ 32,00
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 40,00
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Esta obra, fruto de mais de vinte anos de estudo, de pesquisa e de efetivo exercício do magistério, é de suma importância para a vida – tanto estudantil, quanto profissional – de qualquer indivíduo. Trata-se de um curso completo e autoexplicativo, aplicado algumas centenas de vezes ao longo dos anos, dele resultando um método definitivo. 

É dividida em quatro módulos. No primeiro, ao conhecer todos os fatores e aspectos referentes ao processo de comunicação, o indivíduo passa a comunicar melhor nas várias situações sociocomunicativas com as quais se defronta. No segundo, ao estudar as noções de lógica e as falácias, ele se torna apto a organizar seu pensamento e, por conseguinte, a raciocinar melhor. No terceiro, ao ter ciência de todos os conteúdos envolvidos na leitura, ele passa a ler melhor. E, no último, com o objetivo de produzir textos eficientes e eficazes, ele aprende – nos mínimos detalhes – tudo o que precisa para escrever melhor.

Ao final do estudo deste livro, o usuário da Língua Portuguesa estará capacitado a produzir – com segurança – textos de qualquer natureza, incluindo os técnico-científicos.

Livro destinado a todos aqueles que, por força de suas atividades escolares ou profissionais, precisam redigir – com segurança – textos de qualquer natureza, inclusive textos técnicos ou científicos. Assim, estudantes de segundo grau, universitários e profissionais de todas as áreas do conhecimento humano serão beneficiados na sua produção textual por este método.

  • Autor: Lucie Didio
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 78,00
COMO PRODUZIR MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES, TESES, LIVROS E OUTROS TRABALHOS

COMO PRODUZIR MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES, TESES, LIVROS E OUTROS TRABALHOS

A presente obra visa dotar o universitário – de graduação ou de pós-graduação – e o profissional ou o pesquisador de qualquer área do conhecimento de tudo que precisam saber para produzir trabalhos técnicos ou científicos. O livro descreve passo a passo todas as etapas necessárias à produção, à estruturação e à apresentação de monografias de graduação, de dissertações de mestrado, de teses de doutorado, de livros e de outros trabalhos.

Das etapas preliminares constam a escolha do assunto, a reflexão sobre ele, sua análise, o levantamento de um problema, a formulação de perguntas e de hipóteses, a escolha de um método de pesquisa e o estabelecimento de um cronograma.

As etapas subsequentes tratam sucessivamente da pesquisa, da documentação, da leitura, do fichamento das obras e do planejamento da redação. E, finalmente, na etapa da redação, analisam-se todas as fases nela envolvidas, e, em seguida, todos os aspectos formais – linguísticos e estilísticos – a ela relacionados. Por último, explica-se como estruturar e apresentar tais trabalhos.

Obra destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação e a pesquisadores e profissionais de qualquer área do conhecimento humano que necessitam redigir escritos científicos.

LEIA a entrevista com a autora neste link.

  • Autor: Lucie Didio
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 39,00
NÃO TROPECE NA LÍNGUA: Lições e curiosidades do português brasileiro (capa dura)

NÃO TROPECE NA LÍNGUA: Lições e curiosidades do português brasileiro (capa dura)

A presente obra visa dotar o universitário – de graduação ou de pós-graduação – e o profissional ou o pesquisador de qualquer área do conhecimento de tudo que precisam saber para produzir trabalhos técnicos ou científicos. O livro descreve passo a passo todas as etapas necessárias à produção, à estruturação e à apresentação de monografias de graduação, de dissertações de mestrado, de teses de doutorado, de livros e de outros trabalhos.

Das etapas preliminares constam a escolha do assunto, a reflexão sobre ele, sua análise, o levantamento de um problema, a formulação de perguntas e de hipóteses, a escolha de um método de pesquisa e o estabelecimento de um cronograma.

As etapas subsequentes tratam sucessivamente da pesquisa, da documentação, da leitura, do fichamento das obras e do planejamento da redação. E, finalmente, na etapa da redação, analisam-se todas as fases nela envolvidas, e, em seguida, todos os aspectos formais – linguísticos e estilísticos – a ela relacionados. Por último, explica-se como estruturar e apresentar tais trabalhos.

Obra destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação e a pesquisadores e profissionais de qualquer área do conhecimento humano que necessitam redigir escritos científicos.

LEIA a entrevista com a autora neste link.

  • Autor: MARIA TEREZA DE QUEIROZ PIACENTINI
  • Editora: Bonjuris (Curitiba)
  • Edição:
  • Ano: 2012
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 79,00
PORTUGUÊS - Nível Superior (Coleção Passe em Concursos Públicos)

PORTUGUÊS - Nível Superior (Coleção Passe em Concursos Públicos)

Voltada para concursos públicos, esta obra apresenta como diferenciais a utilização de jurisprudência avançada, novos enunciados pertinentes ao Direito do Consumidor, destaque para as súmulas relevantes e para os principais posicionamentos doutrinários adotados.

Exibe, também, uma análise comparativa com o Direito Civil, propiciando o diálogo das es. Além disso, contém quadros de resumo e dicas sobre os tópicos mais cobrados nos concursos, chamando a atenção do leitor para as “pegadinhas” comuns nos exames.

Trata-se de obra completa, que dispõe sobre os fundamentos legal, jurisprudencial e doutrinário dos Institutos do Direito do Consumidor, explorados de forma a facilitar o entendimento e a memorização da matéria.

  • Autor: José Maria C. Torres
  • Editora: Saraiva
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 79,50
AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO DO JORNALISTA

AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO DO JORNALISTA

Uma série de funções desapareceu do cenário das rotinas produtivas do métier do jornalista. Os produtos jornalísticos impressos, televisivos ou radiofônicos são produzidos de maneiras completamente diferentes do que há cerca de vinte anos. O tempo e o espaço, comprimidos pelas possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação, foram assimilados nos processos de produção de modo a reduzir o tempo para a reflexão, a apuração e a pesquisa no trabalho jornalístico.

O espaço de trabalho encolheu e ao mesmo tempo diversificou-se, transformando as grandes redações em células de produção que podem ser instaladas em qualquer lugar com Internet e um computador. O jornalismo on line, em tempo real, os blogs e as ferramentas das redes sociais são inovações nas rotinas profissionais. E o que tudo isso representa em termos de mudanças no perfil do profissional e nas formas de relação com o trabalho? Como a vida desse trabalhador se organiza no trabalho? O que ele pensa sobre o próprio trabalho e sobre o jornalismo?

Essas e outras questões são analisadas neste livro, que reúne evidências do mundo do trabalho dos jornalistas de São Paulo no desabrochar do século XXI, apreendendo basicamente as “mudanças” que determinam sua inserção na vida cotidiana.

O relato e a análise dos resultados da pesquisa O perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo: um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo (2009-2012), que o leitor encontra neste livro,é fruto de um trabalho coletivo, realizado pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Veja mais: http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522479696

  • Autor: Cláudia Nonato e Rafael Grohmann
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 47,00
COMUNICAÇÃO ESCRITA NAS EMPRESAS: Teorias e Práticas

COMUNICAÇÃO ESCRITA NAS EMPRESAS: Teorias e Práticas

Escrever e falar não são atos fáceis, quando se está em meio à formalidade da vida profissional. Comunicação escrita nas empresas – teorias e práticas é um referencial àqueles que desejam aprimorar a comunicação escrita e oral, assim como entender as interações que as linguagens realizam, a partir das novas tecnologias, ampliando recursos e possibilitando maior sinergia comunicativa no ambiente das organizações.

O livro é uma nova referência em linguagem simples e eficaz, para sanar dúvidas e aperfeiçoar pessoas de empresas que aprendem e se comunicam, internamente e externamente, em busca de sucesso pessoal e profissional. Trata de forma interdisciplinar as ciências da Administração, Comunicação e Letras, com a apresentação de conteúdos integrados, de forma a desenvolver competências comunicativas e atitudes na formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.

Alguns temas são apresentados de modo diferenciado, na perspectiva de tratar os aspectos básicos da língua portuguesa que sustentem a comunicação nas empresas e supra as dificuldades encontradas por gestores e colaboradores de organizações com a necessidade de vencer desafios e alcançar bons resultados.

Questões como a Comunicação e sua visão estratégica, a Redação básica e técnica, a Organização das ideias na comunicação, as Dificuldades gramaticas e semânticas, a Argumentação como técnica de convencer e negociar, a Comunicação nos tempos digitais e o Dicionário de termos corporativos são encontrados no livro, teoricamente e com práticas situacionais que vislumbrem a realidade do dia a dia empresarial.

Obra indicada como manual de redação e conduta textual para empresas. Leitura básica para as disciplinas Redação Empresarial e Comunicação Empresarial e outras correlatas para cursos de Administração, Comunicação e Letras, bem como para formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos. Livro de consulta para redatores de textos empresariais e outros profissionais que se dediquem à redação comercial, como secretárias, gerentes, profissionais liberais.

Veja mais: http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522476237

  • Autor: Ana Shirley França
  • Editora: Atlas
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 49,00
NÃO TROPECE NA LÍNGUA

NÃO TROPECE NA LÍNGUA

Esta coletânea reúne 300 colunas publicadas desde o ano 2000 que procuram tratar de lições gramaticais que atendem a consultas formuladas pelos leitores - os artigos, os pronomes demonstrativos, a acentuação, a crase, a concordância verbal e nominal, a regência de alguns verbos, a voz passiva, a indeterminação do sujeito, o pronome "se", entre outros.

Pretende trazer ainda temas como risco de vida, plúrimo, presidenta, récorde, discussões teóricas, orientações sobre o uso social da língua - a redação de datas em convite de casamento e seu endereçamento; os tratamentos senhora e dona; o desuso de palavras como ilustríssimo e digníssimo; como se dirigir a um pastor, padre, procurador de justiça ou reitor (sem essa de vossa magnificência), entre outras.

Veja mais: http://www.livrariabonijuris.com.br/detalhes.php?id=12&;cat=1

  • Autor: Maria Tereza de Queiroz Piacentini
  • Editora: Bonijuris
  • Edição:
  • Ano: 2012
  • Preço na data de cadastro (impresso): R$ 59,00