Passeio entre cobras, aranhas e escorpiões no Butantan

Passeio barato e educativo em São Paulo

Cobras, aranhas e escorpiões venenosos são animais peçonhentos, isto é, podem causar acidentes, pois suas picadas são venenosas e provocam diversos sintomas, podendo conduzir à morte caso não seja tratado adequadamente. Realmente, são perigosos e as pessoas, geralmente, evitam contato com esses animais. Entretanto, é bom conhecer as características desses animais, pois você estará mais seguro caso encontrá-los.

Você pode visitar o Parque Butantan e conhecer cobras de diversas espécies com total segurança. Fica na Avenida Doutor Vital Brasil 1500São Paulo, Estado de São Paulo, CEP 05503-900.

Funciona de terça a domingo, das 8h45 às 16h. A entrada para o Parque Butantan é gratuita, mas para visitar os seus museus (Histórico, Biológico e de Microbiologia), o ingresso para adulto custa R$ 6,00 e crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 2,50. As crianças de até 7 anos e os idosos acima de 60 anos estão isentos de taxas. 

Para informações sobre visitas em grupos: http://www.butantan.gov.br/atracoes/bilheteria

O Museu Biológico é o mais visitado, pois é um dos poucos museus do mundo a apresentar uma exposição viva e permanente de serpentes, aranhas, escorpiões e iguanas.

A poucos centímetros de seus olhos estão as perigosas (nem tanto) serpentes. São mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras e "estrangeiras", de quatro continentes. Não se preocupe, pois existe uma parede de vidro que o protegerá. Os exemplares que mais impressionam os visitantes são as najas da África e da Índia (pela potência de seus venenos) e jiboias e sucuris (pelo tamanho, pois não são venenosos).

A jiboia (Boa constrictor constricto) é uma serpente que chega a medir de três a quatro metros (algumas podem chegar a cinco metros). Apesar de ter fama de animal perigoso, não é peçonhenta e é dócil, razão pela qual existem pessoas que criam essa serpente como animal doméstico (aquela cobra que as pessoas enrolam no pescoço, sem medo, como pode ser visto neste link). Alimenta-se de ratos e animais pequenos (veja neste link).

butantan sucuri17022012O sucuri (Eunectes murinus) é originário da América do Sul e pode atingir comprimento de 10 metros e pesar 250 quilos. Não é peçonhento, mas a força de seu "abraço" pode esmagar e sufocar animais como: macacos, aves, jacarés, tartarugas e antas, sua fonte de alimentação). É considerado a segunda maior serpente do mundo, atrás apenas da píton-real (Python reticulatus), que vive no sudeste asiático e mede mais de 10 metros (um exemplar de píton pode ser observado na matéria Aquário de São Paulo).

O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e desenvolve estudos e pesquisa básica na área de Biologia e Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Colabora no combate a surtos epidêmicos com órgãos da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde, National Institute of Health, dos EUA, Bill & Melinda Foundation, fundação do Bill Gates dedicada a pesquisa e ações comunitárias em saúde.

Fotos: Equipe Professornews

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado