Canto da Chuva (xx): professor é afastado injustamente por acusação de racismo

Se os trabalhos e as provas dos alunos o deixam estressado, aproveite para recarregar as baterias

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um filme que conta a estória de um professor injustamente acusado de racismo; um filme que mostra o recomeço do amor para uma mulher depois de uma grande perda; dica de um livro sobre contabilidade; uma música de Peter Frampton que encantou toda uma geração; e uma piada para descontrair o seu dia.

CLAQUETE: Revelações (The Human Stain – EUA, Alemanha e França, 2003)

Drama que conta a estória de Coleman Silk (Anthony Hopkins), renomado professor de História da Arte e reitor de uma tradicional universidade em Massachusetts (EUA), que é injustamente acusado de racismo. Magoado com seus colegas docentes, a maioria que ele mesmo contratara, decide se aposentar de vez da carreira acadêmica. Com o falecimento de sua esposa no mesmo dia em que decide deixar a universidade, Coleman tem a ideia de lançar um livro para delatar seus detratores e convence o escritor Nathan Zuckerman (Gary Sinise) a ser seu editor. Enquanto a obra é escrita, Coleman passa a ter um relacionamento amoroso com Faunia Farley (Nicole Kdman), faxineira da universidade onde ele trabalhara, fazendo com que seus colegas o destratem ainda mais. Faunia é uma jovem amargurada, com um passado sombrio, além de viver atormentada com a constante perseguição de seu ex-marido Lester Farley (Ed Harris), um veterano da Guerra do Vietnã que vive embriagado.Coleman conta a Zuckerman o seu passado, como lutador de boxe, marinheiro e, depois, um respeitado professor universitário. No entanto, o mestre, que sempre se apresentou como tendo ascendência judaica, esconde um segredo que faz o espectador pensar se ele realmente fora ou não racista na universidade. Revelações tem roteiro escrito por Nicholas Meyer e direção de Robert Benton.

EM CARTAZ: A Delicadeza do Amor (La Délicatesse – França, 2011)

Filme francês com a bela Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), que encena o drama-romântico que faz enorme sucesso nas telas do mundo inteiro. Nathalie Kerr (Tautou) é uma mulher jovem, feliz e casada com o homem da sua vida. Tudo vai bem, até que um dia, seu esposo morre num acidente, fazendo com que sua rotina, antes maravilhosa, torne-se um pesadelo. Para esquecer o sofrimento, Nathalie mergulha no trabalho, o que faz de forma insistente por anos. Até que um dia, quase sem querer, beija o homem mais inesperado, o seu colega de trabalho Markus Lundl (François Damiens). A partir daí, os dois se vêm apaixonados um pelo outro, mas acabam criando hostilidades no trabalho. No fulgor da paixão, os dois decidem largar o emprego e viverem juntos. A Delicadeza do Amor é baseado na obra homônima de David Foenkinos, que já arrebatou 10 prêmios literários, além de ter vendido 700 mil exemplares. David Foenkinos assina o roteiro e co-dirige com Stéphane Foenkinos. Veja onde o filme vai passar na sua região, no site Cineclick.

PAPIRO: Contabilidade de Custos (Eliseu Martins – Editora Atlas, 2010, 376 p.). Ajustado às mais recentes evoluções conceituais e às novas tendências de utilização da Contabilidade de Custos para fins decisórios, gerenciais, este texto reúne uma série de características que o diferenciam positivamente da bibliografia disponível. Livro-texto para a disciplina Contabilidade de Custos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Leitura de formação e atualização profissional. Obra de referência para cursos especiais.

UM MOMENTO DE CULTURA: Breaking all the Rules

We are the people one and all

From deliverance to the fall

From the battle and the heat

To our triumph and defeat

 

We are the young ones crying out

Full of anger, full of doubt

And we're breaking all of the rules

Never choosing to be fools

 

We are tired of being used

We are constantly excused

In the battle and the heat

In the shadow of retreat

 

We are the young ones crying out

Full of anger, full of doubt

And we're breaking all of the rules

Never choosing to be fools

 

We are the people one and all

From deliverance to the fall

From the bitter to the brave

From the cradle to the grave

 

We are the young ones crying out

Full of anger, full of doubt

And we're breaking all of the rules

Never choosing to be fools.

Trilha que encantou a geração anos 80. Breaking all the Rules, do rockeiro britânico Peter Frampton, fez sucesso no Brasil com um antigo comercial de uma famosa marca de cigarro. Para quem lembra ou não viu a propaganda dessa época, pode conferir no Youtube. Para escutar na íntegra, acesse Breaking all the Rules, também no Youtube. A dica do Professornews é acompanhar a letra enquanto ouve a música.

PIADAS E ANEDOTAS:

Um mudo vinha andando na rua e leu uma placa que dizia: “Escola para mudos, aprenda a falar em poucos dias”.

Imediatamente, o mudo entrou e matriculou-se. Ao sentar-se, entrou na sala o professor.

- Ponha sua mão esquerda sobre a mesa e feche os olhos – disse o professor, ao que o mudo obedeceu.

Em seguida, o professor tirou do bolso uma marreta e tacou na mão do mudo.

- Aaaaaaa, gritou o mudo, de dor.

- Muito bem, pode enfaixar a sua mão na enfermaria, amanhã você vai aprender a letra “B”, disse o professor.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado