Canto da Chuva (xxi): mestra é chantageada ao descobrirem seu relacionamento com aluno

A vida é uma correria, mas não no seu cantinho preferido

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um filme que conta a estória de uma professora atormentada por uma colega, que a flagra em um relacionamento amoroso com um aluno menor de idade; uma rapsódia de três estórias de amor na romântica Itália; dica de um livro sobre física para cientistas e engenheiros; uma música de Sergio Endrigo que fez enorme sucesso na década de 1960; e uma piada para descontrair o seu dia.

CLAQUETE: Notas Sobre um Escândalo (Notes on a Scandal – Grã-Bretanha, 2006)

Drama que traz duas atrizes vencedoras do Oscar, Judi Dench e Cate Blanchet, e que permitiu a elas concorrer mais uma vez ao prêmio maior do Cinema em 2007. No filme, Sheba Hart (Blanchet) é uma professora de Artes, recém-chegada a uma escola secundária em Londres. A chegada da nova professora causa um alento à velha mestra Barbara Covett (Dench), uma profissional que comanda seus alunos com mão de ferro, mas ao mesmo tempo vive uma vida solitária e amarga. As duas tornam-se amigas e confidentes. No entanto, Barbara sente-se cada vez mais dependente emocionalmente, enquanto a nova amiga passa a ignorar suas tardes para conversas e outros programas. Barbara descobre que Sheba está tendo um caso com o aluno Steven Connolly (Andrew Simpson), menor de idade e, por conta disso, passa a chantageá-la por mais atenção ou revelará seu segredo ao marido da amiga, Richard (Bill Nighy). Notas Sobre um Escândalo tem roteiro de Patrick Marber e direção de Richard Eyre.

EM CARTAZ: As Idades do Amor (Ages of Love – Itália, 2011)

Romance que conta uma rapsódia de três estórias simultâneas na Itália, cenário onde estrelam a belíssima atriz Monica Bellucci e o veterano Robert De Niro. Na primeira delas, o ousado e impetuoso advogado Roberto (Riccardo Scarmacio) tem sua vida acontecendo de acordo com seus planos e está prestes a se casar com Sara (Valeria Solarino). Mas o acaso põe seus planos em xeque, quando, numa ação de desapropriação de terras numa pequena vila na Toscana, ele conhece a intrigante Micol (Laura Chiatti). Sua vida, que até então era organizada, pode sofrer radicais alterações. Paralelamente, Fábio (Carlo Verdone), um apresentador de TV que mantém seu casamento íntegro por longos 25 anos, mas que não consegue resistir aos encantos de Eliana (Donatella Finocchiari) e os dois terminam na cama. No dia seguinte, Fábio tem a convicção que a aventura não passou de um acaso, pois acabara de conhecer a garota. No entanto, ela causa uma enorme surpresa quando recusa-se a sair de sua vida. Por fim, o professor norte-americano Adrian (De Niro) muda-se para a Itália, após se divorciar, e vai residir num edifício. Na nova morada, ele conhece a bela Viola (Bellucci) filha do porteiro do prédio. A partir daí, o professor mostra-se pronto a viver novas experiências. As Idades do Amor é dirigido por Giovanni Veronesi, que co-roteiriza com Ugo Chiti. Veja onde o filme vai passar na sua região no site Guia da Semana.

PAPIRO: Física para Cientistas e Engenheiros (John W. Jewett Jr. e Raymond A. Serway – Editora Cengage, 2012, 472 p.). Este livro tem dois objetivos principais: fornecer ao estudante uma apresentação clara e lógica dos conceitos e princípios básicos da Física e fortalecer a compreensão de conceitos e princípios por meio de uma vasta gama de aplicações interessantes no mundo real. Para atingir esses objetivos, os autores enfatizam argumentos físicos e metodologia de resolução de problemas. Ao mesmo tempo, tentam motivar o estudante por meio de exemplos práticos que demonstram o papel da Física em outras disciplinas, entre elas, engenharia, química e medicina.

UM MOMENTO DE CULTURA: Io che amo solo te

C'è gente che ha avuto mille cose

Tuto il bene, tuto il male del mondo

 

Io ho avuto solo te

E non ti perderò, io non ti lascerò

Per cercare nuove avventure

 

C'è gente che ama mille cose

E si perde per le strade del mondo

 

Io che amo solo te

Io mi fermerò e ti regalerò

Quel che resta della mia gioventù

 

Io avuto solo te

E non ti perderò, io non ti lascerò

Per cercare nuove ilusioni

 

C'è gente che ama mille cose

E si perde per le strade del mondo

 

Io che amo solo te

Io mi fermerò e ti regalerò

Quel che resta della mia gioventù

Canção do compositor italiano Sergio Endrigo (1933-2005), que fez muito sucesso na década de 1960. O músico foi o vencedor do Festival de San Remo de 1968, com a canção Canzone per te, interpretada por Roberto Carlos. Sergio Endrigo ainda trabalhou ao lado de outros grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque e Vinícius de Moraes. A dica é acompanhar a letra enquanto escuta a canção no Youtube.

PIADAS E ANEDOTAS:

Ao fim da faxina, a diarista chega para a patroa e exclama:

- Patroa, são cinquenta reais!

- Cinquenta reais? Mas isso é um absurdo, você está me pedindo mais do que ganho por hora-aula na faculdade em que ensino - diz a patroa.

Com ar de decisão, a diarista responde.

- E por que a senhora acha que eu deixei de dar aula?

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado