Canto da Chuva (xxii): aluno tenta decifrar teorema do velho professor que tinha esclerose

“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina”. Confúcio.

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um drama de um gênio da Matemática, que sofreu de esclerose e seu ex-aluno tenta desvendar um suposto teorema em seus diários; um filme em que duas famílias tentam se entender de forma civilizada, mas as coisas não funcionam como o esperado; dica de um livro sobre ensino a distância; uma música interpretada por dois astros do Rock: Iggy Pop e Kate Pierson; e uma piada para descontrair o seu dia.

CLAQUETE: A Prova (Proof – EUA, 2005)

Obra repleta de astros renomados, como Anthony Hopkins, Gwyneth Paltrow, Hope Davies e Jake Gyllenhaal. O filme conta a estória de Robert (Hopkins), que fora um grande professor de Matemática, um gênio na área e criador de teoremas. No entanto, o velho mestre é acometido de esclerose, e sua filha Catherine (Paltrow) passa a cuidar dele. Após sua morte, Catherine opta por viver sozinha em sua casa, mas recebe a visita de sua irmã Claire (Davies) e do ex-aluno de seu pai, Hal (Gyllenhaal), na véspera de seu aniversário de 27 anos. Os dois visitantes aparecem com objetivos distintos. Enquanto Hal tenta desvendar um teorema revolucionário entre os 103 cadernos que Robert escrevera após diagnosticada sua patologia, Claire tenta convencer Catherine a desfazer-se de um grande patrimônio de família. É nesse interim que Hal, ao vasculhar as anotações de seu antigo professor, começa a sentir atração por Catherine. A Prova é o segundo filme em que Gwyneth Paltrow trabalhou com o diretor John Madden; antes, havia feito Shakespeare Apaixonado (1998), o roteiro é assinado por David Auburn e Rebecca Miller.


EM CARTAZ: Deus da Carnificina (Carnage – França, Espanha, Alemanha e Polônia, 2011)

A película mostra que uma simples reunião para resolver um problema pode causar uma celeuma muito maior do que os protagonistas poderiam imaginar. O casal Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) é convidado para jantar na casa de Penélope e Michael Longstreet (Jodie Foster e John C. Reilly) para, de maneira civilizada, resolverem o problema do filho dos Cowan, que agrediu o filho dos Longstreet na escola. No entanto, o que deveria ser um evento cordial entre as duas famílias, transforma-se numa troca de acusações. De um lado, Nancy procura manter a conversa num tom cordial e amável, mesmo se preocupando em ter que sempre se desculpar pelas grosserias do marido Alan. Do outro, Michael, que sempre quis passar uma imagem de homem sensato, começa a demonstrar uma personalidade mais forte, ao passo que sua esposa Penélope tem suas normas de princípios morais desafiadas pela inusitada situação. Roman Polanski dirige a obra e co-roteiriza com Yasmina Reza. Veja onde o filme está passando na sua região no site Cineclick.


PAPIRO: Ensino a Distância: Interatividade e Método (Ricardo Castilho – Editora Atlas, 2011, 160 p.). A educação a distância foi considerada durante muito tempo como uma modalidade inferior de educação, e que só servia para pessoas que não tinham condições de pagar por um curso regular e optavam por cursos profissionalizantes de baixa qualidade. Outro ponto censurado nas primeiras iniciativas de ensino a distância, no Brasil, eram as possíveis fraudes nas avaliações, já que o estudante fazia os exames em casa e os enviava pelo correio - nada impediria que alguém com pouca honestidade pedisse a outra pessoa com mais competência que respondesse às questões por ele. Mas isso é passado. O ensino a distância passa por um momento de pujança e de credibilidade, no Brasil e no mundo. Mais de cinco milhões de estudantes, em quase mil instituições públicas e privadas - inclusive corporativas - encontram, nos modernos sistemas de educação a distância, um elemento fundamental de educação. E é disso que trata este livro.


UM MOMENTO DE CULTURA: Candy

It's a rainy afternoon In 1990

The big city...geez, it's been 20 years!

Candy,

You were so fine

Beautiful, beautiful girl from the north

You burned my heart with a flickering torch

I had a dream that no one else could see

You gave me love for free

 

Candy Candy Candy

I can't let you go

All my life you're haunting me

I loved you so

Candy Candy Candy

I can't let you go

Life is crazy

Candy baby

 

Yeah, well it hurt me real bad when you left

I'm glad you got out

But I miss you

I've had a hole in my heart

For so long

I've learned to fake it

And just smile along

Down on the street

Those men are all the same

I need a love

Not games

Not games

 

Candy, Candy, Candy

I can't let you go

All my life you're haunting me

I loved you so

Candy, Candy, Candy

I can't let you go

Life is crazy

I know baby

Candy baby

 

Candy, Candy, Candy

I can't let you go

All my life you're haunting me

I loved you so

Candy, candy, candy

life is crazy

Candy baby

Candy, Candy, Candy I can't let you go...


Canção que data de 1990, com dois monstros sagrados do Rock and Roll, Iggy Pop e Kate Pierson, da banda B-52. A dica é acompanhar a letra com o clip no Youtube.


PIADAS E ANEDOTAS:

Sem paciência para reclamar com o aluno pela décima vez, depois de ele ter feito bagunça em toda a aula, o professor esbraveja.

- Eu te disse que se você me interrompesse de novo eu lhe daria um zero. Você não se comporta e não cumpriu com sua promessa...

Ao que o aluno responde.

- Tudo bem, professor, o senhor também não precisa cumprir com a sua...

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado