Facilitar a vida é só uma questão de escolha
Por Masakazu Hoji
Tabuada sem o uso da multiplicação? Isso é possível? Esta pequena dica para quem odeia tabuada circulou entre amigos há algum tempo (não lembro se foi no Facebook ou por e-mail).
Como achei a ideia simplesmente genial, deixei anotados os "fundamentos" para poder repassar a muita gente que tem sérias dificuldades com a tabuada. Trata-se da "tabuada do 9", a última da famigerada família de "decorebas obrigatórias" que tirou o sono de muita gente na infância (tenho notícias de que, ainda hoje, algumas pessoas têm pesadelos com cálculos).
Como vocês sabem, a tabuada é assim:
2 x 1 = 2
2 x 2 = 4
2 x 3 = 6
...
3 x 1 = 3
3 x 2 = 6
3 x 3 = 9
...
E assim por diante.
A tabuada do 9 completa está aí:
9 |
x |
1 |
= |
9 |
9 |
x |
2 |
= |
18 |
9 |
x |
3 |
= |
27 |
9 |
x |
4 |
= |
36 |
9 |
x |
5 |
= |
45 |
9 |
x |
6 |
= |
54 |
9 |
x |
7 |
= |
63 |
9 |
x |
8 |
= |
72 |
9 |
x |
9 |
= |
81 |
9 |
x |
10 |
= |
90 |
Como podem perceber, a tabuada não é difícil. É só ir somando o mesmo número ao resultado anterior. No caso da tabuada do 2:
2 + 2 = 4
4 + 2 = 6
...
No caso da tabuada do 9:
9 + 9 = 18
18 + 9 = 27
27 + 9 = 36
...
O problema é que quando vai avançando por esse método, ao chegar mais no meio, você não sabe qual é o número (entre 1 e 9) que foi multiplicado para produzir aquele resultado. No caso da tabuada do 9, o resultado 54 corresponde a qual número multiplicado pelo 9? Espera aí... deve ser 5.... ou seria o 6?
Caros mortais, fiquem tranquilos! A tabuada do 9 é o mais fácil de todos!
Tenho certeza que inserir os números 0 a 9 em sequência não é segredo para ninguém. Veja como é fácil:
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
Fácil, não? Para saber qual é o resultado da multiplicação, é só inserir uma sequência de números na "outra casa", em ordem inversa, como segue:
0 |
9 |
1 |
8 |
2 |
7 |
3 |
6 |
4 |
5 |
5 |
4 |
6 |
3 |
7 |
2 |
8 |
1 |
9 |
0 |
E agora, o resultado já está "calculado". Veja que maravilha de resultados!
9 x |
1ª coluna |
2ª coluna |
Resultado |
|
1 |
0 |
9 |
=> |
9 |
2 |
1 |
8 |
=> |
18 |
3 |
2 |
7 |
=> |
27 |
4 |
3 |
6 |
=> |
36 |
5 |
4 |
5 |
=> |
45 |
6 |
5 |
4 |
=> |
54 |
7 |
6 |
3 |
=> |
63 |
8 |
7 |
2 |
=> |
72 |
9 |
8 |
1 |
=> |
81 |
10 |
9 |
0 |
=> |
90 |
Acredito que existam outras formas divertidas para aprender e ensinar matemática. Precisamos divulgá-las.
O fato de odiar ou gostar de alguma coisa depende se entende ou não entende do assunto.
Bom final de semana!
Comentários
Essa foi brilhante!!!!
Tenho outra forma, que vi no facebook, vou localizar e encaminhar ao sr.
Um abraço,
Cassia Brito
Sei que você é uma jornalista com destreza em cálculos. Tive a oportunidade de conferir isso nas minhas aulas (rsrs).
Aguardo suas dicas, pois serão interessantes para nossos leitores.
Abraço.
Hoji
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