Professora americana usa método do brasileiro Paulo Freire para conquistar alunos

Escritores da Liberdade é uma produção de 2007

O drama é baseado no livro homônimo Freedom Writers, da professora Erin Gruwell, que conta suas experiências como docente numa escola que recebe estudantes que cumprem penas judiciais.

    Filme:  Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA–Alemanha, 2007)

Erin Gruwell interpreta Hilary Swank (Menina de Ouro), professora recém-chegada de Língua Inglesa e Literatura que vai dar aulas a adolescentes revoltados, pertencentes a gangues, além de marginalizados e esquecidos pelos demais docentes.

Certo dia, um dos estudantes faz circular na sala uma caricatura racista, que é interceptada pela professora. Ela faz uma comparação com as caricaturas nazistas sobre os judeus da época da II Guerra Mundial. Estarrecida ao saber que seus estudantes não sabiam do que ela estava falando, principalmente sobre o genocídio, Erin Gruwell adota o método Paulo Freire de ensinar, argumentando sobre a violência da gangue nazista contra judeus, homossexuais, latinos, ciganos, negros etc.

A partir daí, pede aos estudantes que narrem em textos o seu dia a dia, assim como suas experiências em face da violência urbana que os cercam nas ruas, na escola e em casa. Com isso, a professora consegue conquistar seus alunos, que passaram a aspirar outros objetivos de vida.

Escritores da Liberdade é uma obra recheada de astros, a começar por Hilary Swank, seguida de Patrick Dempsey (Namorada de Aluguel), tendo Danny DeVito na produção, com a direção e roteiro assinados por Richard LaGravenese.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado