Cinemateca: professora ajuda estudante a construir foguete espacial

Nesta semana, o Cinemateca traz a sugestão do filme O Céu de Outubro, uma história de como uma professora ajuda um rapaz sonhador a realizar seus objetivos. E, nas salas de exibição de todo o País, um dos filmes mais esperados é a cinebiografia de Cantinflas, um dos maiores comediantes da história da Sétima Arte. Vale a pena conferir.

CLAQUETE: O Céu de Outubro (October Sky – Estados Unidos, 1999)

História baseada no livro Rocket Boys, de Homer Hickam, O Céu de Outubro é uma obra inspirada na vida do próprio Hickam, que demonstra um teor de quem busca grandes objetivos através de um sonho.

O filme conta a adolescência de Hickam (Jake Gyllenhaal), ainda em sua cidade natal, Coalwood, West Virginia, interior dos Estados Unidos, que vive basicamente da mineração. Após o lançamento do satélite russo Sputnik ao espaço, Homer convence uma de suas professoras a construir uma nave espacial com ajuda de seus amigos.

O filme tem roteiro de Lewis Colick e direção de Joe Johnston.


EM CARTAZ: Cantinflas – A Magia do Cinema (Cantinflas – México, 2014)

“O melhor do mundo”, a frase para definir Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o Cantinflas (1911-1993), poderia soar como uma heresia, caso não fosse dita por Charles Chaplin.

Assim como Chaplin criou Carlitos, o mexicano Mario Moreno também ficou famoso pelo seu principal personagem nas telas e nos palcos, pois Cantinflas alcançou enorme prestígio internacional por conta de seus filmes de Comédia recheados de improvisos e humor quase inocente.

A biografia de sua vida traz o ator espanhol Óscar Jaenada, personificado de forma prodigiosa pelos produtores do filme. A obra inicia-se em 1956, quando Cantinflas estreou em Hollywood, no filme A Volta ao Mundo em 80 Dias, mas também conta o início da carreira, quando o então ajudante de Teatro substituiu um ator doente, tendo ganhado a simpatia do público por inverter os diálogos e improvisar de forma cômica.

A sua estreia também serviu para a criação do personagem Cantinflas, que o acompanharia até o fim da vida. Moreno produziu mais de 50 filmes, dos quais apenas dois foram produzidos nos Estados Unidos. O filme tem roteiro e direção de Sebastián del Amo.

Veja onde o filme vai passar na sua região, no site Guia da Semana.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado