Weekend: fatores de sucesso medidos por meio da Curva de Gauss

O ciclo de vida de um indivíduo pode ser representado graficamente numa Curva de Gauss. Veja no primeiro gráfico (adaptado de autor desconhecido) os fatores de sucesso marcantes desde que nascemos: conseguir andar aos dois anos, não fazer mais xixi nas calças, poder dirigir, e assim por diante, à medida que evoluímos na vida.

fator-sucesso-por-idade1


Por incrível que pareça, existem os mesmos fatores de sucesso (ou insucesso?) no "lado oposto" da curva, que vai evoluindo em ordem inversa.

Veja no segundo gráfico, que compara a fase "ascendente" com a fase "descendente" (conforme nos alertou um leitor do Portal ProfessorNews, a escala do gráfico não deve ser considerada; pois os pontos marcados por fatores são somente para referência).

Na medida em que a pessoa envelhece, realizar bem as atividades básicas fica cada vez mais difícil. Por exemplo, aos 18 anos, todo mundo está ansioso para obter habilitação para dirigir um automóvel. O inverso também é verdadeiro: com 70 ou 80 anos, poder (ou melhor, conseguir) dirigir se torna um "sonho" para algumas pessoas; não é verdade? E, nessa faixa de idade, muitos amigos, infelizmente, já se foram. E, com o tempo, conseguir andar sem depender de ajuda também será um outro "sonho".   

fator-sucesso-por-idade1a

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado