Cinemateca: Pai vê filho pródigo como resposta a suas limitações e abala relação

Lances Inocentes (The Search of Bobby Fischer – Estados Unidos, 1993)

Baseado em fatos reais, Lances Inocentes é o retrato de pais que abusam do talento de seus filhos quando crianças, para tirarem proveito de alguma forma, seja financeira ou para atingir um objetivo que eles mesmos não foram capazes de alcançar.

O drama conta a história de Josh Waitzkin (Max Pomeranc), de sete anos, filho do cronista esportivo Fred Waitzkin (Joe Mantegna), que, mesmo tão jovem, descobre ser um virtuose no Xadrez. Percebendo a genialidade do filho, Fred procura um professor para aprimorá-lo no esporte, além de inscrevê-lo em torneios da modalidade em todo o país.

A princípio, fã de beisebol, Josh passa de adversário por adversário só para agradar ao pai. Mas ao mesmo tempo que vê sua infância passar, torna-se descontente com o andamento dela, chegando ao ponto de ter sua relação familiar abalada quando não alcança resultados esperados pelo seu pai. Mesmo um pouco infeliz na sua nova rotina, Josh passa a buscar incessantemente o título de Grande Mestre do Xadrez e, no processo, busca derrotar um grande rival de sua faixa etária. Com a ajuda de seu professor e de um jogador de técnicas nada ortodoxas que conhece nas ruas, Josh se depara com um dos maiores desafios já enfrentados.

O roteiro é assinado pelo próprio Fred Waitzkin e Steven Zaillian, que dirigiu o filme.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado