Novo indexador e juro menor para o financiamento imobiliário

As prestações poderão ser menores no início, mas existe o risco de a inflação voltar a subir

Na semana passada, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou uma nova linha de crédito para aquisição de casa própria pelo Sistema Financeiro de Habitação indexada ao IPCA, com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mede a inflação oficial do Brasil.

Segundo a CEF, o financiamento pode abranger até 80% do valor dos imóveis, novos e usados, com prazo de até 360 meses (30 anos).

Atualmente, o Sistema Financeiro de Habitação é financiado pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e as prestações são corrigidas pela Taxa Referencial (TR), acrescida de uma taxa de juros que pode ser, no máximo, de 12% ao ano.

A professora Raquel Rolnik, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, comenta as consequências para a vida dos mutuários nesse novo modelo de financiamento. As prestações iniciais poderão ser menores, mas alerta sobre o perigo de a  inflação voltar a subir, elevando demais as parcelas a serem quitadas, fato que já foi vivido na época do antigo BNH (Banco Nacional da Habitação). Ouça no link do Jornal da USP a íntegra da entrevista com a professora Rolnik, que alerta também sobre outros riscos, como os já vividos pelo mercado imobiliário norte-americano em 2007.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado