"Estou feliz demais da conta", diz catadora que passou na Ufes com livros encontrados no lixo

Estudante espanta-se com o mundo acadêmico e pretende ser uma futura professora

Com uma alegria que não cabe em si, a catadora de materiais recicláveis, Ercília Stanciany da Silva Mozer, de 41 anos, comemora o incrível feito de ser aprovada no vestibular de Artes Plásticas, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ainda mais, da maneira curiosa como se preparou para a seleção, estudando através dos livros que encontrou no lixo, e que estava separado para a triagem de material reciclado. “Uma das coisas que mais chamou a atenção foi o desperdício do material. Acho um absurdo isso que estão fazendo: em vez de pegar o livro e doar, joga fora. Se não tem mais utilidade, que devolva para escolas, colégios, biblioteca...”, disse Everaldo Mozer, 47, marido de Ercília.

No Espírito Santo há oito anos, a mineira Ercília Mozer havia parado de estudar quando passou para a 5ª Série, por imposição do pai. “Meu pai era rígido, era bravo. Quando eu passei para a quinta série ele simplesmente não deixou minha mãe me matricular. Até a professora foi a minha casa para pedir para meus pais, mas não foi possível. Mas tudo bem, são páginas viradas”, justificou.

Vislumbrada com o cenário universitário, a nova estudante disse que até aprendeu palavras novas, e que está sendo reconhecida na rua, desde que sua história ficou conhecida. “Nossa, já tirei tanta foto. Quase sempre alguém lá da universidade me para e tira uma foto. Lá (Ufes) é grande demais, meu Deus! Nossa, tenho até aprendido coisas que nem sabia que existiam. Agora sei que sou uma caloura, o que é bacharelado, RU (restaurante universitário). A semana foi bem cheia. Estou feliz demais da conta. Tem hora que eu nem sei o que estou sentindo. Era um sonho de infância e agora estou realizando”, desabafou.

Mesmo com a rotina desgastante, Ercília disse que o esforço vale a pena, até para quem sai de casa às 5h da manhã e só volta para casa às 21h. “Não faltei em nenhuma aula. Deixei de almoçar praticamente todos os dias para conseguir chegar a tempo nas palestras de boas vindas dos professores. Nesta semana, os horários ainda não estavam definidos. Tivemos algumas aulas de manhã, outras a tarde. Mas acho que só vou conseguir descansar daqui a um mês”, disse entre risos.

Para o futuro, Ercília pretende continuar os estudos e, quem sabe, dar aulas. “Quero concluir o curso e depois continuar estudando. Talvez fazer mestrado, pois quero dar aula. Além disso, quero montar um ateliê de restauração. Mas isso vou descobrindo aos poucos. O campo das artes plásticas é bem amplo”, finalizou.

Fonte: Bruna Souza Cruz (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado