Seu celular caiu na água? Veja dicas para tentar salvar o aparelho

Os primeiros socorros garantem maior eficácia na recuperação

Um pequeno acidente que pode acontecer com qualquer usuário: o telefone celular cair na água, no copo de bebida ou no vaso sanitário. No entanto, é possível prestar as primeiras medidas de salvamento antes de levá-lo para a assistência técnica.

A repórter Ana Ikeda, do portal Universo on Line (UOL), consultou vários especialistas que enumeraram uma série de dicas para salvar as “informações encharcadas”. A primeira ação é retirar o aparelho do líquido e desligá-lo.

“Deixá-lo ligado aumenta as chances de ele entrar em curto circuito. A água funcionará como condutora elétrica. Pode até sobrecarregar a bateria e fazer o aparelho superaquecer”, avisou Marcelo Zanateli, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Depois disso, é necessário retirar e secar a bateria, as teclas, o compartimento da bateria e o chip com um pano absorvente. A última sugestão é não ligar, em hipótese alguma, o telefone celular após a secagem, pois partículas de água ainda podem estar acumuladas no interior do aparelho e causar um curto-circuito.

Depois do processo de secagem, o aparelho deve ser levado a uma assistência técnica, que deverá cobrar em torno de R$ 40,00 a R$ 200,00, de acordo com o modelo do celular para o conserto.

Fonte: Ana Ikeda (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado