Nova diretoria da Asebex toma posse e anuncia palestra sobre bolsas de estudo no Japão

Associação oferece orientações para obtenção de bolsa de estudo para descendentes e não descendentes de japoneses

asebex1Na última segunda-feira (2), a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (Asebex) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria (2013-2014). Na ocasião, o presidente Maurício Waku (2011-2013) passou o cargo ao novo presidente eleito, Ricardo Takeshi Hoji.

O evento serviu também para divulgação de bolsas de estudos para cursos de japonês, pós-graduação e de pesquisas acadêmicas concedidas pelas províncias japonesas, pela JICA (Japan International Cooperation Agency - Agência de Cooperação Internacional do Japão) e pelo Monbugakusho (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão).

“Pretendemos dar continuidade ao ótimo trabalho das gestões passadas, divulgando as bolsas de estudos para o Japão para que mais pessoas possam ter a mesma oportunidade que nós, ex-bolsistas, tivemos. Hoje em dia, as bolsas de estudo para o Japão são um instrumento muito importante para a continuidade da comunidade nikkei (descendentes de japoneses) e para a sobrevivência dos kenjinkais (associações de províncias nipônicas), que conseguem novos associados por meio dessas bolsas. Nós, da Asebex, podemos e queremos dar a nossa contribuição para que as entidades nikkeis continuem firmes e fortes, preservando a cultura e a tradição de nossos antepassados”, discursou Ricardo Takeshi.

Ex-bolsista e empossada na nova diretoria, a administradora Denise Miyuki Nishioka, de 27 anos, contou que embarcou para o Japão em busca de suas origens. “Fui ao Japão, não com objetivos profissionais, mas para conhecer a província de Akita, terra da minha avó Kiyo Sasaki Shiramizu. A oportunidade permitiu que eu melhorasse consideravelmente a minha pronúncia e escrita no idioma japonês. Ir ao país que originou minha cultura me ajudou muito a conhecer os hábitos e os costumes da província. Um fato curioso da viagem foi que os japoneses ficaram espantados com a quantidade de japoneses e seus descendentes aqui no Brasil”, destacou.

A Asebex orienta sobre bolsas de estudos no Japão não só para nikkeis, mas também para brasileiros não descendentes de japoneses.

Em 21 de setembro, a Asebex promoverá a Palestra de Divulgação de Bolsas de Estudos no Japão, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. A palestra será realizada na sede da Associação Ishikawa-Ken do Brasil, que fica na Rua Tomás Carvalhal, 184, Paraíso, São Paulo-SP.

Foto e reportagem: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado