Novas espécies de animais marinhos são descobertas no litoral brasileiro

As espécies de animais foram descritas em uma edição que acaba de ser publicada na revista Marine Biodiversity

120px-Barracuda labanPesquisadores Nacionais e internacionais descobriram 18 espécies de animais que integram a meiofauna (composta por organismos que vivem entre os grãos de sedimentos do mar e medem menos de meio milímetro). Esses animais são vermes milimétricos conhecidos como nematoides e estima-se que existam 1 milhão de espécies, mas somente cerca de 30 mil foram descritas até agora.

Das 18 espécies, 15 foram descobertas durante um workshop que foi realizado no Brasil, sobre a taxonomia e diversidade da meiofauna, em outubro de 2012, no Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), em São Sebastião, no litoral paulista, com apoio da FAPESP. As espécies de animais foram descritas em uma edição que acaba de ser publicada na revista Marine Biodiversity, ao evento.

Gustavo Fernandes Camargo Fonseca, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, avaliou e disse que a ideia do workshop foi promover um intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais em meiofauna, diversidade que tem sido pouco explorada e pouco estudada no mundo, por falta de taxonomistas especializados em diferentes grupos desses animais.

São 15 os animais bentônicos descobertos durante o encontro, e pertencem aos filos Gastrothicha, Kinorhyncha, Platyhelminthes e Rhadbocoela. Ainda que a diversidade de espécies na meiofauna na costa brasileira tenha sido estudada desde o início do século passado, somente nos últimos dez anos os pesquisadores brasileiros na área têm publicados com mais consistência estudos em revistas cientificas.

 “Algumas das principais razões para isso é a falta de taxonomistas especializados em diferentes grupos e as dificuldades metodológicas para identificá-los”, afirmou Fonseca.

O número especial da revista Marine Biodiversity sobre a meiofauna brasileira pode ser lido no link da revista.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado