Professor flagra ataque de pássaro de pequeno porte contra um gavião

Sequência espetacular mostra um pássaro atacando uma ave muito maior que ele

O site do National Geographic Brasil, em matéria do repórter-fotográfico Izan Petterle, reproduziu uma cena impressionante da natureza: um pássaro Asa-de-Telha atacando a maior Ave de Rapina do Brasil, o Gavião-Real, também conhecido como Harpia.

O inacreditável do episódio é que o Asa-de-Telha (não confundir com o Gavião Asa-de-Telha) é um pássaro de porte pequeno, muito menor que o Gavião-Rei. As fotos são de autoria do professor Dalci Oliveira, biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que estuda e trabalha com aves no Mato Grosso há três décadas.

Segue o relato do professor Dalci Oliveira.

“O Gavião-Real é encontrado no Brasil nos seguintes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e recentemente no Pantanal. O primeiro registro no Pantanal foi em 2009 na RPPN-Sesc Pantanal, no Município de Barão de Melgaço. Este é o primeiro registro documentado para o Pantanal de Poconé, na Estrada Parque Transpantaneira. A ave estava começando a construir o ninho em piúva (Tabebuia sp) viva, da qual estava coletando galhos para edificá-lo. O período de construção está de acordo com o outro ninho encontrado no Pantanal, a mais ou menos 50 quilômetros deste local. Uma das imagens mostra o Gavião sendo atacado pelo pássaro chamado Asa-de-Telha (M. Badius) numa demonstração de temeridade ao  encarar essa ave portentosa”.

As fotos podem ser vistas no site do National Geographic Brasil.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado