Sono depois do almoço 'adormece' produtividade; saiba como evitá-lo

Especialistas traçam uma lista para que o trabalho não seja prejudicado

A rotina de trabalho para quem atua nos períodos da manhã e da tarde pode causar transtornos e algumas pessoas não conseguem manter os olhos abertos depois do almoço, sentindo uma vontade quase que incontrolável de tirar um cochilo. Por conta disso, especialistas dão algumas dicas para evitar aqueles estados de transe na frente do computador ou um indiscreto ronco em reunião nos começos de tarde.

“Fisiologicamente, ter sonolência após uma refeição mais encorpada é uma tendência natural do ser humano”, afirma Fernando Morgadinho, pesquisador do Instituto do Sono e neurologista do hospital Albert Einstein. O médico acrescenta que problemas como bruxismo, movimentos repetitivos dos membros e apneia poderão surgir, devido a problemas durante o sono à noite; por isso, acarreta numa letargia no período diurno. A dica do especialista é a procura de um médico.

“As pessoas distribuem mal a alimentação. Não comem direito no café da manhã e exageram no prato do almoço, o que faz com que o corpo gaste mais energia para fazer a digestão”, informa Julia Vasconcellos, sócia-diretora da NutriCorp, que configura dietas balanceadas para colaboradores e executivos de empresas. Uma sugestão é ingerir um pequeno lanche até meia hora antes do almoço.

Fernando Morgadinho também dá dicas de como manter-se atento durante o expediente, e também para os casos de empresas que permitem que o funcionário tire uma “siesta”. “Andar ativa o sistema de vigília. Expor-se à luminosidade natural também ajuda. Se dormir muito, acordará pior do que antes, bêbado de sono”, adverte o neurologista. Também há quem prefira o velho cafezinho como estímulo para manter-se ligado. “É preferível tomar o cafezinho uma hora após a refeição, para que ele não prejudique a absorção de nutrientes”, encerra Julia Vasconcellos.

Para conferir as demais dicas, acesse o site Universo on Line.

Fonte: Edson Valente (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado