Unifesp lança site para alertar sobre os riscos do consumo abusivo de álcool

Objetivo é alertar e ajudar pessoas que estão na fase inicial de problemas com bebidas

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com pesquisadores do México, Bielorrússia e Índia e das Universidades Federais de Juiz de Fora e do Paraná pôs no ar o site Informálcool, direcionado a pessoas que fazem uso do álcool.

O intuito é oferecer informações sobre ao alcoolismo no Brasil e no mundo, sendo direcionado a profissionais e pesquisadores da área de saúde e público em geral. No site, há a pasta Bebermenos, que é um programa que mostra ao internauta a importância da detecção do uso do álcool precoce em usuários de risco.

“Em geral, os usuários de substâncias psicotrópicas, como o álcool, procuram os serviços especializados em uma fase muita avançada do problema. Como a internet é um meio de busca diária crescente de informações e de fácil acesso, o desenvolvimento de uma plataforma on-line, com uma intervenção dirigida aos usuários de risco, se faz necessária. Isso pode trazer benefícios plausíveis, considerando-se que uma intervenção em fases iniciais melhora o prognóstico”, disse a professora Maria Lucia Formigoni, chefe do departamento de Psicobiologia da Unifesp.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado