Cuidados e práticas para evitar a halitose

Felipe Braga fala sobre a importância da higiene bucal

Dentista Felipe BragaDe uso primordial para professores e pesquisadores, a voz é uma ferramenta importantíssima na função da educação, tanto nas relações profissionais como pessoais. Por isso, é necessário cuidar da higiene bucal para evitar problemas constrangedores, como o mau hálito.

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), cerca de 50 milhões de brasileiros (30% da população) sofre com esse tipo de situação. A halitose não é uma doença, mas é um fator indicativo de que há algo errado com o organismo. Para falar de práticas e cuidados com a higiene bucal, o Portal Professornews entrevistou o dentista Felipe Braga.

Professornews: Quais são as principais causas do mau hálito?

Felipe Braga: Existem várias causas, mas as mais comuns são: escovação ruim, não utilização do fio dental, a presença de dentes cariados ou estragados, mas ainda há outros fatores, como problemas estomacais ou de refluxo, e pode ser caudado também pelo fato de ficar muito tempo sem ingerir alimentos.

Algumas pessoas têm o hábito de escovar os dentes com muita força, como se estivesse lutando com a escova, destruindo-a. Isso não é aconselhável, pois, além de não limpar nada, pode ter consequências dolorosas, como sangramento e irritação na gengiva ou até dores nos dentes. É preciso escovar os dentes de forma suave para que os pelos façam seu trabalho na extração de restos de alimentos.

Professornews: Existem pessoas que costumam mascar chicletes ou chupar pastilhas para camuflar o odor. Isso ajuda de alguma forma?

Felipe Braga: De forma alguma, essas pessoas não estão buscando uma solução, apenas fugindo do problema. O uso do chiclete sem açúcar, por um lado, é positivo porque estimula a produção de saliva; por outro lado, engana o cérebro e o estômago, pois prepara o organismo para receber comida, e quando esta não vem, surge a halitose.

Um outro problema para as pessoas que preferem ingerir pastilhas e chicletes à escovação, é que a pessoa pode contrair uma gengivite (inflamação que causa infecção nos tecidos de sustentação dos dentes) e, com isso, perder o dente. O mal que esses doces fazem é a ingestão do açúcar, que acaba causando danos aos dentes saudáveis e piorando os que estão frágeis ou com cáries.

Professornews: Muitas pessoas utilizam-se da ingestão de maçãs para substituir uma escovação, principalmente quando sabem que vão ficar um bom período sem manter a higiene bucal, como em viagens. Essa história é verdade ou não passa de uma lenda urbana?

Felipe Braga: A maçã não é uma fruta tão lisa, é um pouco áspera. Por isso, quando há o atrito na mastigação, a fruta deixará a frutose, que é o açúcar dela, porém este não é tão nocivo quanto o açúcar de fábrica, mas mesmo assim é bom escovar os dentes depois de qualquer refeição. A maçã ou qualquer outro alimento não pode ser medida alternativa para a escovação.

Professornews: Como devem proceder as pessoas que sofrem com esse problema?

Felipe Braga: Muitas pessoas não sabem que possuem a halitose, e os amigos e familiares, às vezes, não os alertam para evitar constrangimento. Também existem pessoas que não procuram um médico por vergonha. A solução é deixar o receio de lado e procurar um profissional, porque só assim se descobrirá a causa.

Para evitar o mau hálito, a pessoa deve escovar os dentes ao acordar e antes de se deitar, bem como após cada refeição. É necessário, não só o uso do fio dental, como também do antisséptico bucal. Mas, por mais que seja eficaz a higienização, é aconselhável que a pessoa procure um dentista a cada seis meses.

Professornews: O senhor disse que o mau hálito pode apresentar-se, por exemplo, com um longo período em jejum, mas por quê, mesmo depois das refeições, algumas pessoas continuam com halitose. Seria um problema estomacal?

Felipe Braga: Dificilmente, pois, se a pessoa ingeriu alimentos e o estômago está trabalhando nesse processo, deveria haver uma diminuição no odor. Quando isso não ocorre, quase sempre o problema é bucal, podendo ser um dente cariado ou estragado e a pessoa ignora.

Caso não seja isso, é necessário procurar um gastroenterologista para verificar a saúde do estômago.

Professornews: O cigarro pode causar mau hálito?

Felipe Braga: Ele sozinho não é capaz de provocar o problema, mas é um importante agravante para a halitose. O cheiro que o cigarro provoca, aliado à fraca higienização bucal, pode causar um problema sério de halitose.


(*) Felipe Braga é dentista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, e possui especializações na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto) e na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD). Para mais informações, escreva para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fotos e reportagem: Alexandre César

Comentários   

0 # Anie 14-03-2013 12:14
Falou, falou e falou e não disse nada. Eu sofro de halitose e posso garantir que o problema não é higiene e muito menos estomacal.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado