Medo de dentista: a picada da anestesia

O nervo trigêmeo é o responsável pela dor

Prof. Dr. Tarley Pessoa de Barros, Ligia Hayasaki e Mickaelle Saraiva (*)

dentista3Um dos maiores problemas da população em relação aos dentistas é o medo, em especial, da picada na hora da anestesia. Dessa forma, vem se desenvolvendo diversas técnicas que buscam solucionar o problema, com a utilização de medicamentos, óxido nitroso e hipnose, entre outras, para diminuir esse desconforto.

É importante salientar que todos os procedimentos visam reduzir o medo e a ansiedade, mas na maioria das vezes, a aplicação da anestesia para eliminação da dor é necessária.

O sucesso da anestesia local é uma importante ferramenta na conquista da confiança do paciente. A falha nesse momento é um causador de estresse durante o tratamento, havendo a necessidade de reaplicação e atenção do profissional para resolver o problema. Um conhecimento profundo do nervo trigêmeo e as estruturas inervadas por cada segmento dele é importante para a obtenção do sucesso.

Diante desse quadro, o profissional consegue notar quando existe a necessidade de reaplicar a anestesia, na maioria das vezes, por falha de técnica e conhecimento anatômico, causando a dor e desconforto para o paciente. Deve-se, então, preocupar-se para a prática de uma técnica segura e eficaz.

A tecnologia ajuda muito nesse processo. Um exemplo é o trabalho fundamental que desenvolvemos para a completa visualização do nervo trigêmeo responsável pela dor, proporcionando segurança e confiança para o profissional e paciente no momento da anestesia.

Uma maquete simuladora permite visualizar de forma clara, rápida, segura e didática a abrangência e distribuição do nervo trigêmeo, o que permite sua visualização por completo, facilitando o momento da aplicação anestésica. O sistema luminoso “light flex” é uma inovação no que tange à iluminação; assim, podemos enxergar a inervação como um todo ou ainda apenas ramificações especificas.

O objetivo é poder visualizar a iluminação didática e conseguir fixar suas cores e a localização exata e bem definida da inervação na memória, diminuindo os erros e necessidades de reaplicação da anestesia, de forma a facilitar o trabalho do cirurgião dentista e propiciar mais conforto ao paciente, diminuindo seu estresse.

Proporcionar mais conforto durante os procedimentos odontológicos significa estar atento a no­vas técnicas para diminuir o medo e a ansiedade durante o tratamento. Dessa forma, o dentista transmite mais conforto, segurança, profissionalismo e zelo com a saúde bucal de seu paciente.

 

(*) artigo escrito pelo Prof. Dr. Tarley Pessoa de Barros, professor do curso de Odontologia da Anhanguera UNIBAN Maria Cândida, com apoio das alunas do curso Ligia Hayasaki e Mickaelle Saraiva.

Fonte: Alfapress Comunicações

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado