Reflexão sobre as técnicas de ensino e aprendizagem.

Por Prof. Dr. Claudio Quirino Fiel

claudio quirino web

O professor, ao abrir sua sala de aula física ou virtual, encontra pessoas ansiosas por conhecimento, cujas pessoas depositam elevado grau de confiança nesse profissional (professor), acreditando que receberá dele a base fundamental e suficiente para garantir seu futuro.

Diante desse contexto, o professor deve estar preparado para atender as expectativas e as necessidades dos interessados. Portanto, utiliza-se de alguns instrumentos denominados técnicas de ensino-aprendizado, para atingir seus objetivos.

Diante disso, caro professor, vamos analisar juntos, o que é o ensino e o que é a aprendizagem? A partir daí, passaremos a uma reflexão sobre algumas técnicas.

O ensino se dá de maneira sistemática, onde o ser humano, a partir de suas habilidades, utiliza diversas formas ou técnicas para transferência do conhecimento, podendo utilizar desde uma metodologia informal que está relacionada ao processo de socialização do homem, como a metodologia formal que requer uma parametrização embasada nas normas institucionais, isto é, tomando por base as premissas, ementas, titulações e, assim, sucessivamente.

Aprendizagem é o processo integrado que promove a transformação qualitativa na estrutura mental do indivíduo que aprende, adquirindo novos conhecimentos, desenvolvendo competências e mudando os comportamentos. Estudos e pesquisas mostram que, desde a antiguidade, há uma grande preocupação com a qualidade do aprendizado, pois ele provoca transformação e condiciona novas experiências, hábitos e cultura.

* Leia a matéria completa clicando neste link (acesso com login).