Potencialize as apresentações de conteúdos em sala de aula

120px-Palestra-hackerEnsinar e apresentar um conteúdo são atividades bastante parecidas. Em uma apresentação, espera-se que o conteúdo apresentado esteja sendo aprendido.

Se fizermos uma análise do processo ensino-aprendizagem em duas etapas, pode potencializar o "poder de comunicação" do professor. O primeiro processo é a avaliação do nível de conhecimento do aluno e o segundo, o uso adequado da técnica de ensino-aprendizagem.

Nivelamento de conhecimento

Em uma sala de aula, você pode estar pensando que os alunos estejam dominando as matérias básicas exigidas como pré-requisito para sua disciplina, mas na realidade, não.

Por exemplo, em uma disciplina de cirurgia, se o professor instruir um estudante de medicina a fazer cirurgia em um paciente e ele não souber em que parte da coluna vertebral passam os nervos, vai cortá-los e nem vai perceber, deixando o paciente paralítico.

Em uma disciplina de auditoria, se o aluno não tiver boa noção de contabilidade básica, de nada adiantará o professor ensinar técnicas de evidenciação, por exemplo, pois o aluno não saberá relacionar uma coisa com a outra.

Uma grade curricular de um curso é elaborada de forma que o aluno vá obtendo conhecimentos em diversas disciplinas passo a passo e evolua durante o curso, mas o professor deve verificar o estado atual do aprendizado dos alunos e adaptar seu conteúdo ao nível que a média da turma possa compreendê-lo. Se for o caso, pode tornar-se necessária uma boa dose de "revisão" de matérias básicas.


* Leia a matéria completa clicando neste link (acesso com login).