Classificação de numerais 

numeros diversosNumeral é a classe de palavra que expressa a quantidade exata das unidades (cardinal), ou a ordenação de elementos (ordinal), ou a fração de um todo (fracionário), ou a multiplicação de uma unidade (multiplicativo), ou o conjunto de indivíduos ou objetos de mesma espécie (coletivo).


Numerais cardinais: indicam quantidade, medida exata de alguma coisa. Por exemplo: um, dois, três, cem, duzentos, mil, cinco mil etc.


Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais cardinais.



Numerais ordinais: indicam a ordem, posição ou lugar que o número ocupa em uma série. Por exemplo: primeiro, segundo, décimo, milésimo.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais ordinais.



Numerais fracionários: indicam parte de uma unidade; é um número não inteiro ou que possui parte não inteira. Por exemplo: meio, quinto, dois terços, vinte milésimos etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais fracionários.



Numerais multiplicativos: indicam o aumento proporcional de uma grandeza (quantidade, valor, número). Indica quantas vezes uma determinada quantidade é aumentada. Por exemplo: dobro, triplo, sêxtuplo, cêntuplo etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais multiplicativos.



Numerais coletivos expressam conjuntos que, no singular, contêm número exato de entidades ou seres, designando um conjunto de indivíduos ou objetos da mesma espécie. Por exemplo: biênio, decêndio, resma, triênio etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como escrever numerais coletivos.



Leia também: 

Como escrever números decimais por extenso 

Como escrever porcentagens por extenso 

Como escrever valores por extenso

Guia prático para escrever numerais por extenso