Pessoas dispensam poupança em bancos e apostam em guardar níqueis em casa

Moedas Bruguelinho IIIQuem, quando criança, não teve um cofrinho em forma de porquinho de barro ou de plástico, que usava para guardar moedas da mesada ou do troco da padaria? Passada a fase da infância, algumas pessoas optam por outros meios de poupar, investindo suas economias no mercado financeiro.

Conhecer o ciclo de vida financeira é importante para o professor acumular patrimônio

moedas

O ciclo de vida de uma pessoa tem início com o nascimento e encerra-se com o falecimento. É importante, portanto, que aproveitemos para viver ao máximo o intervalo entre esses dois extremos.

No longo prazo, o raciocínio deve ser com base em taxa de juro real

Masakazu Hoji (*)

dinheiro torneiraO brasileiro nascido em 2013 tem a expectativa de viver 74,8 anos (74 anos e 9 meses e 18 dias), sendo 71,3 anos para homens e 78,5 anos para mulheres. Segundo o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil terá 5 milhões de idosos com idade de 90 anos ou mais em 2060, com expectativa de vida média de 81,2 anos (78 anos para homens e 84,4 anos para mulheres).

A aposentadoria deve e pode ser planejada ao longo do ciclo de vida financeira

Masakazu Hoji (*)

1.  Introdução

ferias rede20120115O mundo dos aposentados está dividido em dois: o dos servidores públicos e o dos trabalhadores do setor privado.

Os trabalhadores do setor público beneficiados pelo regime previdenciário do Estatuto do Servidor Público, ao se aposentarem, continuam recebendo o mesmo vencimento que recebiam enquanto na ativa. Com isso, terão um futuro financeiro tranquilo.

Reprodução parcial do livro Finanças da Família: o caminho para a independência financeira.

Qualquer um pode tornar-se um milionário! Não há mágica nisso. É suficiente que tenha disciplina financeira e poupe o máximo que puder. Quanto mais poupar, maior será o montante no futuro, ou menor será o tempo para atingir a fortuna almejada.

Palestrante e autor de livros faz palestra sobre finanças e qualidade de vida

anhanguera3Para o professor de  Finanças e consultor empresarial, Masakazu Hoji, as técnicas de finanças que gestores de empresas aplicam em suas organizações têm muito a ver com a administração financeira familiar. O tema foi discutido durante a Semana de Administração e Ciências Contábeis, realizada na Universidade Anhanguera, campus São Caetano (SP), na última terça-feira 10 (na foto 1, o palestrante e a Professora Rita de Cássia Terence).