Escolha o curso superior adequado para sua carreira

Série de vídeos Seu Curso USP mostra as 184 opções existentes em São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Lorena

 

Por: Jornal da USP

Traçar um projeto de vida com a escolha de uma profissão, unindo gosto pessoal e mercado de trabalho, não é tarefa fácil, principalmente quando se tem tantas opções e faltam ferramentas para ajudar nessa tarefa. Para facilitar que estudantes do ensino médio planejem seu futuro, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP divulgou a série Seu Curso USP com vídeos explicativos sobre os 184 cursos de graduação da Universidade.

Os vídeos fazem parte do Vem Pra USP!, iniciativa que inclui várias ações gratuitas para tornar a USP mais próxima dos estudantes da rede pública. Entre essas ações, está a Competição USP de Conhecimentos (CUCo) que é uma prova onde os estudantes participam de um processo que simula o que ocorre com o vestibular e com as escolhas que deverão fazer para o ingresso no ensino superior. No caso do Seu Curso USP, o objetivo é ser um guia on-line para auxiliar os alunos na escolha de um curso universitário.

“A ideia foi realizar vídeos de curta duração, mostrando como é cada curso, as suas características, perfil do aluno que se forma, incluindo imagens ilustrativas sobre a carreira e a unidade onde são realizadas as aulas, além de apresentar aspectos práticos da profissão”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, professor Edmund Baracat. “Nosso objetivo é apresentar todos os cursos de forma atualizada e divulgá-los para todos os estudantes do ensino médio, principalmente os de escola pública, para que eles conheçam o que a USP oferece de possibilidades como universidade pública e gratuita”, completa.

Para colocar em vídeo os 184 cursos de graduação da USP foi necessário trabalhar ativamente com as diversas unidades, tarefa que teve início em 2018. “Todo o planejamento foi realizado em conjunto com as unidades e Comissões de Graduação, que ofereceram as informações, a documentação e todos os dados atualizados referentes aos cursos”, destaca o pró-reitor. Depois, toda a produção e edição dos vídeos foram realizadas pela equipe do Núcleo de Mídias Digitais da PRG.

Os vídeos estão disponíveis na página da Pró-Reitoria, na aba Seu Curso USP, com acesso por área do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas) e por campus. O material também está sendo divulgados nas redes sociais da PRG, no Facebook e Instagram, e nas páginas das unidades. Confira abaixo alguns vídeos e os links para acesso aos cursos.

 

CURSOS DA USP NA ÁREA DE BIOLÓGICAS

A USP oferece diversos cursos na área de biológicas na capital e em quatro campi do interior. Um dos cursos mais recentes da USP nesta área é o de Medicina no campus de Bauru, que foi criado para atender à demanda da região (confira no vídeo ao lado). O curso de Medicina também é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto. Confira abaixo todos os cursos da área.

ESCOLHA O CAMPUS E CLIQUE NO CURSO PARA VER OS VÍDEOS.

SÃO PAULO

BAURU

RIBEIRÃO PRETO

PIRACICABA

PIRASSUNUNGA

 

CURSOS DA USP NA ÁREA DE HUMANAS

A área de Humanas tem uma oferta ampla de cursos na USP, divididos em quatro campi. O curso de Pedagogia, por exemplo (no vídeo ao lado), possui vagas na capital e em Ribeirão Preto, atuando na formação de professores para o Ensino Básico. Confira abaixo todos os cursos dessa área.

ESCOLHA O CAMPUS E CLIQUE NO CURSO PARA VER OS VÍDEOS.

SÃO PAULO

 

RIBEIRÃO PRETO

PIRACICABA

SÃO CARLOS

 

CURSOS DA USP NA ÁREA DE EXATAS

Na área de Exatas, a USP conta com várias opções em cinco campi no Estado de São Paulo. A partir do próximo ano, a Universidade terá o novo curso de Ciência de Dados. Oferecido no campus de São Carlos, tem currículo interdisciplinar e integra conhecimentos da computação, da estatística e da matemática (veja no vídeo ao lado). Confira abaixo todos os cursos da área.

ESCOLHA O CAMPUS E CLIQUE NO CURSO PARA VER OS VÍDEOS.

SÃO PAULO

LORENA

RIBEIRÃO PRETO

PIRASSUNUNGA

SÃO CARLOS

 

Leia a matéria original no Jornal da USP.

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado