PF prende suspeitos de fraudar vestibular de Medicina

Agentes federais investigam irregularidades nos exames da OAB e outros concursos

Na quarta-feira (12), a Polícia Federal prendeu 52 suspeitos de participar de sete quadrilhas que fraudaram, nos últimos 18 meses, 54 vestibulares de Medicina em 38 instituições de ensino privadas, em 11 Estados e em Brasília. Nesse período, cerca de mil pessoas tentaram a aprovação por esse expediente e ao menos 10 conseguiram a vaga numa das faculdades.

Chamada de Operação Calouro, a ação resultou na identificação de organizações criminosas, e uma dessas já atuava há mais de 20 anos. As organizações falsificavam o documento de identidade do candidato e outra pessoa, então, fazia o vestibular em seu lugar. Ainda havia o estratagema de passar “cola” por meio de ponto eletrônico. As organizações cobravam até R$ 80 mil por vaga.

Também há suspeitas de quadrilhas agindo nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concursos públicos e outros vestibulares tão disputados quanto os de Medicina.

“Investigamos tentativas de fraudes durante um ano e meio. Cessamos apenas uma pequena ponta do esquema”, informou o delegado federal Leonardo Damasceno, chefe do núcleo de inteligência policial na Superintendência do Espírito Santo - onde a operação foi iniciada.

Fonte: Davi Lira e Vannildo Mendes (Estadão.com.br)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado