Videoaulas e exercícios para medir o seu desempenho

provaCom o Carnaval mais cedo este ano, ficou mais fácil postergar o início de muitas atividades para a segunda quinzena de fevereiro. Porém, os estudantes que estão em fase pré-vestibular sabem que já é hora de voltar a mergulhar nos estudos. Agora, após o descanso, como retomar o ritmo, como me organizar, quantas horas estudar por dia, por qual matéria começar?

Organização, disciplina e dedicação são os primeiros passos para qualquer aluno que deseja garantir que o conhecimento seja absorvido e bem aproveitado. Contudo, outras atividades do dia a dia acabam atrapalhando o bom desempenho nos estudos.

Para ajudar os estudantes a se organizarem melhor e não se atrapalharem na preparação pré-vestibular, Daniel Liebert, sócio-fundador e coordenador de pedagogia do Stoodi separou algumas dicas:

1. Faça um cronograma

A primeira coisa que cada estudante deve fazer é descobrir qual conteúdo fará parte do exame. Sabemos que os vestibulares cobram o material do ensino médio, mas não pare por aí. A dica é conferir o edital – para identificar as matérias em que precisa focar e montar um cronograma de estudos. Separe por semana, mês, como quiser. Mas não deixe de se planejar. Fazendo isso, será mais fácil manter a rotina de estudos.

2. Metas diárias

Depois de ter uma ideia geral, estabeleça metas diárias. Estude determinado número de horas ou até liquidar um assunto. As metas servem de motivação e ajudam o aluno completar seus objetivos com maior facilidade.

3. Escolha um local para seus estudos

Reserve um lugar adequado e confortável para se concentrar. Ser organizado, espaçoso e longe das distrações é fundamental para quem espera por bons resultados.

4. Estabeleça horários

Tente seguir uma rotina sempre com o mesmo horário e tempo de estudos. Isso pode ajudar o corpo a “se acostumar” e evita que o estudante sinta sono durante o estudo.

5. Estude uma matéria por dia

Estude uma matéria por dia e intercale as áreas de conhecimento durante a semana. Por exemplo, se hoje o estudo foi destinado à matéria de literatura, procure dar uma folga para a mente e aborde no dia seguinte os conteúdos de química. Depois, você pode estudar geografia, e assim em diante.

6. Conheça as características do vestibular em que você quer passar

Procure saber como determinado vestibular aborda os assuntos específicos. Algo muito eficiente é resolver as provas das edições anteriores. Quando você estiver fazendo esse exercício, preste atenção em quantas questões foi abordada a ecologia e quantas abrangeram o tema saúde em biologia, por exemplo. Depois de contar, analise e tire suas conclusões.

 

O Stoodi é uma startup de educação a distância lançado em 2013 e oferece um plano de estudos e aulas de monitorias transmitidas ao vivo para assinantes. Tem uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. Segundo a empresa, a plataforma já conta com aproximadamente 200 mil cadastrados e 17,5 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 3,2 milhões de horas de conteúdo.

Ao se cadastrar gratuitamente, o estudante terá acesso a videoaulas e exercícios, mas para ter acesso completo a mais de 2.400 videoaulas e 3.700 exercícios, é necessário pagar assinaturas.

Mais informações: Stoodi (www.stoodi.com.br)

Fonte: Assessoria de comunicação da Stoodi