18,8% das mulheres possuem o ensino superior completo contra 11% dos homens

bolsa de estudo201201071As mulheres já são maioria nas escolas, universidades e cursos de qualificação. Elas também são maioria nos cursos de qualificação de mão de obra, segundo os dados do Plano Nacional de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o que significa que o nível de escolaridade é maior entre as mulheres.

Das mulheres ocupadas com 16 anos ou mais de idade, 18,8% possuem ensino superior completo, enquanto o percentual dos homens, na mesma categoria, é de 11%, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), de 2014, realizada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa mesma pesquisa, existem dados de que as mulheres são maioria na categoria de ensino médio completo ou superior incompleto: 39,1% de mulheres contra 33,5% de homens.

"Os estudos apontam que as mulheres têm mais escolaridade que os homens, mas isso não tem sido determinante para que ela possa entrar em setores mais qualificados e, mesmo ela estando nesses setores, recebe menos e não é valorizado o seu grau de instrução", afirma Rosane da Silva, coordenadora do Núcleo de Gênero do MTPS.

Apesar dessa diferenciação por gênero ainda existir no mercado de trabalho brasileiro, as mulheres vêm conquistando avanços e espaços e diminuindo a diferença nos salários e rendimentos, de acordo com os dados históricos.

Fonte: Portal Brasil