WEMP Locator foi criado em função da necessidade de proteger dados

banner locatorPara qualquer usuário de celular ou tablet, quando ocorre perda ou furto, o fato causa transtorno e preocupações, pois a maioria das pessoas armazena dados importantes, pessoais e profissionais, nesses aparelhos.

Os colaboradores do Portal Professornews testaram o WEMP Locator, um aplicativo de acesso remoto que promete segurança para celulares e tablets. O software visa à proteção de dados contidos no dispositivo em caso de perda ou roubo. A ferramenta consegue recuperar e excluir fotos, contatos, aplicativos, SMS, ligações, descobrir a localização exata do aparelho, disparar alarme, bloquear tela e até formatar o celular.

Os resultados do teste foram satisfatórios. Então, para conhecer melhor a história e as funções desse aplicativo, a equipe do Portal Professornews entrevistou seu criador, Bruno Saraiva, 22 anos.

Depois de ter sido assaltado e perder todos os dados de seu celular, Bruno começou a pesquisar aplicativos que poderiam ajudá-lo nessa situação. Ele encontrou alguns que prometiam localizar o dispositivo, mas a maioria não atendia suas necessidades e não tinha opções de recuperação e exclusão de dados. 

Muitos meses de trabalho aos finais de semana, com ajuda de dois amigos também programadores, Erico Munhoz e Rafael Felício, Bruno conseguiu lançar uma versão beta do aplicativo em março de 2013. O sistema registra downloads de vários países e um grande número de feedback dos usuários. Atualmente, os jovens empreendedores estão trabalhando para melhorar as funcionalidades do WEMP Locator, desenvolvendo novas soluções que possam contribuir para incrementar a gama de funções oferecidas.

Bruno esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir.

Professornews  Qual seria o primeiro passo do usuário ao ter seu aparelho perdido ou roubado?

Bruno Saraiva  Nós sugerimos que, primeiro, o usuário faça um backup de todos seus dados, pois não é nada agradável perder fotos e contatos; depois, exclua tudo: fotos, vídeos, SMS, histórico de ligações e outros dados, garantindo, assim, a privacidade e o sigilo de suas informações. Posteriormente, ele poderá solicitar localização e informar a polícia. Jamais vá sozinho ao local onde se encontra o aparelho.

Professornews  O seu aplicativo poderia gerar algum conflito com as configurações originais dos aparelhos?

Bruno  O aplicativo não danifica, nem altera as configurações do dispositivo.

Professornews  O manuseio do aplicativo é de fácil utilização?

Bruno  Nós prezamos o máximo de usabilidade do aplicativo; para isso, desenvolvemos interfaces limpas, intuitivas e sem poluição visual. Estamos criando também uma nova página em nosso site, com perguntas frequentes, facilitando nosso relacionamento com os usuários.

Professornews  Você já pensou em desenvolver uma tecnologia parecida para notebooks?

Bruno  Por enquanto, nós estamos aperfeiçoando o WEMP Locator para tablets e smartphones, que são os principais focos atualmente, mas pretendemos expandir o software para outras plataformas futuramente.

Professornews  Vocês investiram tempo e conhecimentos para desenvolver o aplicativo. Por que seu uso é gratuito?

Bruno  Por enquanto, não estamos preocupados em ganho imediato; queremos criar um produto que possa ser útil para muita gente, para não passarem por uma situação pela qual passei e não gostei. Sabemos que se a nossa ideia for realmente boa para usuários, seremos premiados naturalmente.

Para fazer o download do aplicativo gratuitamente, visite o site do WEMP Locator.

Texto: Suzana Ziareski