Ginástica e artes marciais ensinam a filosofia de vida e bem-estar

tosa02091Nos dias 18 e 19 de agosto, São Paulo foi palco do Tosa Matsuri - Festival de Cultura Brasil-Japão, um evento multicultural.

Na abertura do evento, o Radio Taissô, grupo de ginástica para terceira idade, mostrou muita disposição física e concentração, mesmo com o forte calor que fazia na capital paulista.

Logo depois, o público vibrou com a exibição da Academia de Kung Fu Arte Nobre, pelas coreografias da arte milenar chinesa; e crianças e adultos presentes se divertiram com a dança do leão chinês. Tosa Matsuri, além de destacar a cultura nipo-brasileira, é um evento multicultural; daí a presença da arte marcial chinesa.

tosa02092“O Kung Fu não é apenas uma luta que pode ser usada como defesa pessoal, mas uma filosofia em que a pessoa adquire respeito e lealdade ao próximo. Treinamos nossos alunos a trilharem um caminho de paz, paciência, humildade e respeito ao semelhante”, disse o sifu (mestre) Francisco Nobre.

O sensei Sidney Coudibelli, do Instituto Brasil Aikikai de Aikido, demonstrou a harmonia e a disciplina dos praticantes dessa arte marcial japonesa.

tosa02094“O Aikido é uma arte que se aproveita da força do adversário para derrubá-lo ou dominá-lo. Em nossa filosofia, ensinamos a harmonia do corpo e da mente e como respeitar as outras pessoas. Em nossa academia, os novos alunos passam por uma entrevista, e caso suspeitemos que ele vá estudar para fazer mal aos outros, nem sequer será matriculado”, informou.

Fotos e texto: Alexandre César