Professora Elisabete Regina de Oliveira comenta sobre a repercussão de sua entrevista em março ao ProfessorNews

minorias sexuais foto3 webNa ocasião do lançamento do livro Minorias Sexuais: Direitos e Preconceitos (coordenado por Tereza Rodrigues Vieira – Editora Consulex, 1ª ed. 2012, 420 p.), na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, em São Paulo, na última terça-feira (5), estiveram presentes os coautores da obra, entre eles, a pesquisadora e professora Elizabete Regina Oliveira, autora do capítulo sobre pessoas assexuais.

No livro, a escritora aborda o assunto da assexualidade, sob a ótica de que não se deve procurar uma causa para essa condição, como comumente acontece com os homossexuais.

“Eu acredito que as pessoas que são assexuais possuem essa orientação sexual, tal como existem heterossexuais, bissexuais, homossexuais e pansexuais. Nunca vi, em toda minha vida acadêmica e de pesquisa, um estudo que implique saber as causas do heterossexual. Porque temos que fazer pesquisas para explicar a homossexualidade ou a assexualidade das pessoas?”, disse.

Em março deste ano, a professora Elizabete Oliveira concedeu a entrevista Sexualidade: como o professor deve lidar com esse assunto ao Professornews. A autora contou que a matéria repercutiu bastante nos meios acadêmicos e de cultura, inclusive, surgindo um convite para gravar um documentário em São Paulo. “Depois que concedi a entrevista para vocês, pessoas de todo o Brasil me escreveram e telefonaram agradecendo e pedindo mais orientações sobre o tema. O fato mais notável foi o convite do cineasta Celso Massoti. Deveremos começar as gravações esta semana”, disse a autora.

Fotos e reportagem: Alexandre César