Classificação de numerais: Como ler e escrever diferentes classes de numerais

 Numerais cardinais, ordinais, fracionários, multiplicativos e coletivos

 

Classificação de numerais 

Numeral é a classe de palavra que expressa a quantidade exata das unidades (cardinal), ou a ordenação de elementos (ordinal), ou a fração de um todo (fracionário), ou a multiplicação de uma unidade (multiplicativo), ou o conjunto de indivíduos ou objetos de mesma espécie (coletivo).

 

Numerais cardinais: indicam quantidade, medida exata de alguma coisa. Por exemplo: um, dois, três, cem, duzentos, mil, cinco mil etc.

 

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais cardinais.

 

 

Numerais ordinais: indicam a ordem, posição ou lugar que o número ocupa em uma série. Por exemplo: primeiro, segundo, décimo, milésimo.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais ordinais.

 

 

Numerais fracionários: indicam parte de uma unidade; é um número não inteiro ou que possui parte não inteira. Por exemplo: meio, quinto, dois terços, vinte milésimos etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais fracionários.

 

 

Numerais multiplicativos: indicam o aumento proporcional de uma grandeza (quantidade, valor, número). Indica quantas vezes uma determinada quantidade é aumentada. Por exemplo: dobro, triplo, sêxtuplo, cêntuplo etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como ler e escrever numerais multiplicativos.

 

 

Numerais coletivos expressam conjuntos que, no singular, contêm número exato de entidades ou seres, designando um conjunto de indivíduos ou objetos da mesma espécie. Por exemplo: biênio, decêndio, resma, triênio etc.

Para saber mais, leia o artigo: Como escrever numerais coletivos.

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado