Otimização de Projetos de Engenharia (1.ª edição)

Características do livro

Título: Otimização de projetos de engenharia

Edição: 1.ª (2019)

Autor(es): Reyolando M.L.R.F. Brasil; Marcelo Araujo da Silva

Editora: Blucher

Páginas: 174

Preço de capa: R$ 60,00

 

Sinopse

Os projetos são necessários em qualquer ramo de atividade humana em que se deseje concretizar empreendimentos. Eles definem objetivos a serem atingidos, variáveis que afetam o resultado, recursos disponíveis e critérios de aceitação.

Recursos são sempre limitados e projetos devem prever a melhor solução possível dentro dessas limitações. Esse processo de previsão que considera as melhores soluções se chama otimização de projetos. Alguns privilegiados têm a capacidade de vislumbrar a melhor solução por intuição. No entanto, a maioria das pessoas precisa de ferramentas que as orientem entre as possibilidades existentes. Essas ferramentas vêm da matemática (cálculo diferencial, programação linear e não linear, algoritmos que simulam a natureza etc.) e possibilitam a determinação dos parâmetros que otimizam uma função.

Este livro apresenta a estudantes e profissionais algumas ferramentas para auxiliar na otimização de seus projetos. Muitos exemplos são da engenharia, mas as técnicas são comuns às várias áreas do conhecimento, acima das divisões disciplinares.  

Mais informações neste link.

 

 

Adicionar comentário