O chef é de Gubbio, cidade medieval da região de Úmbria

Reportagem: Equipe ProfessorNews

fricco-ristorante-190220120Você é recepcionado por garçons atenciosos, que o conduz à mesa e explica pacientemente a composição dos principais ingredientes do cardápio tipicamente italiano.

O restaurante é comandado pelo chef italiano Sauro Scarabotta, que passou por grandes redes de hotel mundo afora e, também, pelas cozinhas dos restaurantes brasileiros La Tambouille e O Leopolldo.

Parece que o chef de restaurantes caros deixou os preços em seus empregos anteriores e trouxe somente as técnicas e experiências para o seu restaurante. Os preços do Friccò são razoáveis para mortais comuns.

Os pratos principais baseados em massas custam em torno de R$ 35,00 (pratos individuais). A entrada, a bebida e a sobremesa juntas somam outros tantos.

fricco-ristorante-190220121fricco-ristorante-190220122fricco-ristorante-190220123

Da esquerda para a direita: bruschetta, raviolo e friccò de frango com spaghetti.

A bruschetta de tomate fresco como entrada estava sensacional. O raviolo de abóbora ao contrário estava saboroso, bem condimentado, e o espaguete do friccò de frango com spaghetti ao pasto de rúcula estava al dente.  As sobremesas italianas, como sempre, estavam deliciosas.

Infelizmente, os nossos editores de culinária não conseguem comer mais de um prato principal de cada vez e podemos opinar somente sobre o que efetivamente degustamos. Veja outros pratos neste link.

Sauro Scarabotta nasceu em Gubbio, na região de Úmbria, que fica localizada na Itália Central. É uma região com 8,5 mil km2 e 834 mil habitantes, que faz fronteiras com a Toscana a oeste, Marche a leste e Lácio ao sul.

Se você quiser conhecer os aspectos reais da época medieval fora das telas, é só visitar Assis e Gubbio, duas cidades que preservam o aspecto medieval nas construções e relíquias. Além disso, Assis é a terra de São Francisco de Assis.

O Friccò Ristorante é um dos 30 restaurantes italianos de São Paulo premiados com o selo Ospitalità Italiana, concedido pelo governo italiano. Fica na Rua Cubatão, nº 837 - Vila Mariana, São Paulo (SP). Telefone: (11) 5084-0480. Atenção: os horários de funcionamento são atípicos e não aceita cartão de débito ou crédito (somente cheque ou dinheiro).

Fotos: Equipe Professornews