Cultura e gastronomia na capital da Europa

Fernando Alves (*)

120px-European-parliament-strasbourg-insideEstrasburgo é a “capital da Europa”. É nela que fica o Parlamento Europeu, casa dos eurodeputados. Respira-se cultura e arte por toda a cidade, cujo centro é tomado como Patrimônio da Humanidade.

90px-Exterior of Notre-Dame de StrasbourgPara os apreciadores de Cultura e Arte, o ponto de partida precisa ser a Catedral de Notre-Dame (não é a de Paris), cujo relógio em seu interior, por si, merece algumas horas de contemplação.

Respira-se também o bom aroma da Alsácia, região a qual pertence a cidade, e que foi no passado disputado por Alemanha e França, ficando com esta última.

O120px-Alsacia vinhas restaurante Chez Yvonne é extraordinário. Receitas alsacianas – incluindo carne de caça – estão entre os encantos oferecidos por sua cozinha. Ainda guardo em minha memória o sabor único da vitela em molho de mostarda que experimentei. E não sou só eu: Bill Clinton não deixava de jantar no Chez Yvonne em suas estadas na cidade.

Para acompanhar, um bom vinho branco alsaciano há de surpreender não apenas seu paladar, mas também sua visão: as taças em que é servido são únicas, com seu torneado colorido e bojo semicircular.

 

(*) Fernando Alves é editor do Professornews