O rio Douro passa preguiçosamente pela serra da região produtora

vinhodopoto douro2O vinho do Porto leva o nome da cidade portuguesa do Porto, mas não é produzido nessa localidade, nem mesmo as caves (adegas) que armazenam esses vinhos localizam-se em Porto. Na realidade, as caves do vinho do Porto localizam-se todas em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro. .

vinhodoporto douro00Para poder ostentar o rótulo de vinho do Porto, o vinho precisa ser cultivado e colhido na região demarcada do Douro pelo Marquês de Pombal em 1756 e envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, explica o folheto esplicativo distribuído pelas caves. O vinho ficou conhecido como "do Porto", pois começou a ser exportado no século XVII, a partir dessa cidade.

O vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na "região demarcada do Douro", no norte do Portugal, a cerca de 100 km da cidade do Porto, onde predomina um clima particular (foto 1). Diferentemente de vinhos comuns, no processo de fabricação, a fermentação do mosto (sumo de uvas espremido) é interrompida dois ou três dias após o início com adição de aguardente vínica. Em seguida, é feita a lotação (mistura) de vinhos, passando ao processo de envelhecimento nas caves (foto 2).

vinhodoporto douro0Por não sofrer fermentação completa, seu teor alcoólico é elevado, situando-se entre 19% e 22%, mas, por isso mesmo, mantém o açúcar da fruta, tornando o vinho licoroso. Em termos de doçura, o vinho do Porto pode ser muito doce, doce, meio-seco, ou extra-seco, dependendo do processo de fabricação e interrupção da fermentação. A cor do vinho pode variar do tinto ao branco, passando por tonalidades intermediárias.

vinhodopoto douro1A região do Douro, com suas quintas e vinhas, é uma região montanhosa e as videiras crescem no meio das pedras, que acumulam o calor do sol durante o dia (foto 4).

De acordo com informações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, os vinhos do Porto podem ser divididos em duas categorias, de acordo com o tipo de envelhecimento. Ruby (vinhos jovens) e Tawny (vinhos envelhecidos, com indicação de 10, 20, 30 ou 40 anos).

Enfim, o famoso e delicioso vinho licoroso "do Porto" não é produzido em Porto. Isso influi para você? Brinde!


Texto e fotos: M. Hoji